top of page

Uma cozinha mais sustentável ao alcance dos portugueses

A sustentabilidade deixou de ser uma “moda” e é já uma consciência coletiva e prática ativa nos lares nacionais revelando uma crescente preocupação com o futuro das próximas gerações




Um estudo recente desenvolvido pela Beko, especialista em equipamentos para o lar, mostrou que para 90% dos portugueses é urgente conservar o meio ambiente. Para isso, 80% afirmam colocar em prática a separação de resíduos, como papel, cartão, vidro, embalagens e plásticos e 62% referem fazer a separação de resíduos orgânicos.


Mas há ainda muitas mudanças que se podem fazer para poupar o ambiente, a saúde e o dinheiro. Como por exemplo, a escolha dos eletrodomésticos e aparelhos mais eficientes para a cozinha. A cozinha é a alma da casa e é também o local onde mais energia se consome e mais lixo se produz: 42% dos portugueses apontam a poupança de água com a prática mais comum e, devido ao aumento dos preços da energia, 55% revelaram ter alterado os seus hábitos de consumo de energia, estando por isso (93%) dispostos a pagar mais por eletrodomésticos produzidos de forma sustentável e que contribuem para a eficácia energética.




Uma gama acessível de eletrodomésticos sustentáveis para os portugueses

Para tornar a sustentabilidade um caminho acessível, a Beko desenvolveu uma gama de eletrodomésticos eco-friendly para ajudar os portugueses a equipar uma cozinha sustentável.

A gama é composta por cinco categorias de eletrodomésticos desenvolvidos com materiais reciclados, biocompósitos que reduzem utilização de químicos e tecnologias mais eficientes que ajudam os consumidores não só a poupar dinheiro e os recursos do planeta, como a adotar hábitos de vida mais saudáveis.




Máquina de Lavar Roupa RecycledTub – fabricada com garrafas PET


No que diz respeito à máquina de lavar, 20% dos portugueses afirma ser um dos equipamentos mais importantes e no qual estão dispostos a investir por um produto mais eficiente.


Na produção deste modelo são utilizadas aproximadamente até 60 garrafas PET de 0,5l recicladas, utilizadas nas cubas das máquinas de lavar e lavar e secar roupa, sem comprometer o seu desempenho. Este é o primeiro exemplo mundial deste tipo de aplicação em eletrodomésticos.


Com a produção amiga do ambiente deste modelo, também se consegue uma redução significativa das emissões de dióxido de carbono e desde o início do projeto já foram recicladas 58 milhões de garrafas com uma redução das emissões de CO2 de quase 2 200 toneladas.


Além disso, este modelo vem incorporado com tecnologia AquaTech que substitui os movimentos do tambor pela ação da água e reduz até 50% o tempo de lavagem.





Forno RecycledNet – fabricado com redes de pesca


Utiliza material sustentável feito a partir de resíduos reciclados de redes de pesca e resíduos industriais:


• 5% de resíduos de redes de pesca e 65% de resíduos industriais utilizados em peças de plástico, tal como o plástico de decoração de portas e tampa do display;


• 50% da cobertura interna do display do Forno BI feita de resíduos industriais.

A reutilização deste tipo de plástico ajuda a manter os nossos rios e oceanos mais limpos.


A reutilização deste tipo de plástico ajuda a manter os nossos rios e oceanos mais limpos.




Máquina de secar roupa RecycledDry – 15% de plástico reciclado


Este modelo utiliza, em média, 15% de plástico reciclado nas suas peças plásticas, incluído o reservatório de água e a tampa traseira. Entre 2019 e 2020 foram recicladas 2 420 toneladas de plástico para esta finalidade.





Frigorífico Harvest Fresh™ – prolonga a vida dos alimentos frescos


Os produtos frescos são agora os mais consumidos pelos portugueses (79%) mostrando uma clara preferência deste tipo de alimentos em relação a congelados, conservas ou comida pré-cozinhada e 64% afirmam guardar as sobras das suas refeições para a refeição seguinte, revelando uma crescente preocupação perante o desperdício alimentar.


Este frigorífico da Beko inclui 3 tecnologias inovadoras BEKO no segmento de refrigeração: Neofrost, HarvestFresh™ e Everfresh®, concebidas para promover não só um estilo de vida mais saudável, com foco na preservação das vitaminas dos alimentos, como também mais sustentável, com soluções que evitam o desperdício alimentar e a eficiência na refrigeração.


A tecnologia HarvestFresh™ utiliza um sistema de 3 luzes (verde, azul e vermelho) que simula o ciclo diário da luz solar – incluindo os momentos de escuridão – com o objetivo de recriar um ambiente natural de vida para os alimentos. Desta forma, é possível otimizar a preservação das vitaminas e nutrientes nos alimentos frescos como frutas e legumes. Com esta tecnologia é possível também combater o desperdício alimentar, uma das grandes metas da atualidade.





Máquina de Lavar Loiça AutoDose – poupa até 28% de detergente


A tecnologia AutoDose® permite obter lavagens mais eficientes, ao dosear automaticamente a quantidade necessária de detergente e abrilhantador em cada lavagem, até durante 1 mês.

Com este sistema, consegue-se poupar até 28% de detergente, o que se traduz também numa redução de químicos nas lavagens e desperdício de produtos, reforçando o compromisso da Beko numa vida mais saudável e num planeta mais saudável.


Das compras ao tipo de alimentação e da confeção ao tratamento do lixo produzido, há cada vez mais atenção à forma como se pode reduzir a pegada ambiental dentro de casa em prol de um planeta melhor para todos.


Saiba mais sobre o compromisso de sustentabilidade da Beko aqui.



* O inquérito foi realizado numa amostra de 560 inquiridos, de nacionalidade portuguesa, com mais de 18 anos, de ambos os sexos, na sua maioria, pertencentes a lares com dois elementos ou mais (86%), com formação universitária (52%) e inseridos no mercado laboral (65%).


|Fonte: Visão, 8 de Julho 2022

59 views
bottom of page