top of page

Três factos de desperdício alimentar que todos precisam de saber

como pode ajudar a fazer a diferença para impedir a destruição do nosso planeta


26 Junho 2019 Which



Os resíduos alimentares causam tantos danos ao nosso planeta como os resíduos plásticos. Pense em toda a energia e recursos necessários para produzir, processar e transportar alimentos. Quando desperdiçamos comida, não estamos apenas a desperdiçá-la, como também estamos a desperdiçar toda a energia que foi gasta na sua produção. Por exemplo, a pegada de água (a quantidade de água utilizada na produção e fornecimento) de uma laranja é de 80 litros, para 1kg de alface é de 240 litros.


Aqui estão três factos chave sobre resíduos alimentares, bem como mais estatística chave sobre resíduos alimentares no Reino Unido:



1. Os resíduos alimentares produzem um potente gás com efeito de estufa.


Os alimentos que são desperdiçados e acabam em aterros não são inofensivos, decompõem-se e libertam metano, um gás com efeito de estufa que é 25 vezes mais potente do que o dióxido de carbono (CO2) para o ambiente. No Reino Unido, deitamos fora 10,2 milhões de toneladas de resíduos alimentares por ano, criando mais de 20 milhões de toneladas de emissões de gases com efeito de estufa - as mesmas emissões que os automóveis de 3,5 milhões. Se os resíduos alimentares globais fossem um país, seria o terceiro maior emissor de gases com efeito de estufa, depois dos EUA e da China.



2. A maioria dos resíduos alimentares vem das nossas casas.

A maior parte dos resíduos alimentares no Reino Unido vem das famílias, em oposição aos restaurantes, hotéis e empresas, incluindo supermercados: das 10,2 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados, 7,1 milhões de toneladas são provenientes das famílias. O que é mais preocupante é que 5 milhões de toneladas disto são comestíveis e equivalem a 15 mil milhões de libras de alimentos por ano. Isto funciona como £70 por mês ou £840 por ano para uma família de quatro pessoas. A hospitalidade e o serviço alimentar (catering) é responsável por 1,85 milhões de toneladas, o fabrico de alimentos 1 milhão de toneladas e o comércio a retalho, 0,25 milhões de toneladas.


3. A reciclagem de resíduos alimentares cria energia.

Existem duas formas de reciclagem de resíduos alimentares: a digestão anaeróbica e a compostagem. Se os seus resíduos alimentares forem recolhidos num caixote do lixo alimentar separado, são reciclados utilizando a digestão anaeróbia. Os resíduos alimentares são colocados num depósito sem oxigénio e decompostos por microrganismos. À medida que o lixo se decompõe, produz um biogás, que é recolhido e utilizado para gerar eletricidade. No Reino Unido, a energia que obtemos da reciclagem de 1,3 milhões de toneladas de resíduos alimentares desta forma cria eletricidade suficiente para alimentar 200.000 casas por ano e vale mais de £220 milhões para a economia. O processo também produz 'digestores', que é um condicionador de solo. A energia criada pela reciclagem de uma casca de banana por digestão anaeróbica pode carregar completamente um smartphone duas vezes. Os resíduos alimentares que são recolhidos misturados com os resíduos de jardim são compostados para criar um condicionador de solo. Mas a compostagem não cria energia, pelo que não é tão benéfica para o ambiente como a digestão anaeróbia.




Dicas fáceis para reduzir os resíduos alimentares:

Escreva um plano de refeições para a semana e compre apenas o que precisar. Compreender a diferença entre as datas de "consumir até" e "consumir de preferência antes de" - "consumir até" é uma questão de segurança e os alimentos não são seguros para comer depois desta data. O "consumir de preferência antes de" tem a ver com qualidade e os alimentos são perfeitamente seguros para comer depois desta data, podem simplesmente não ter um sabor tão bom. Verifique se o seu frigorífico está à temperatura correta: entre 0 e 5⁰C. Mantenha a sua fruta e vegetais no frigorífico, pois durará mais tempo (além de batatas, cebolas, bananas e ananás). Mantenha as folhas de salada e espinafres em sacos mais frescos, colocando um pedaço de toalha de cozinha no saco - irá impedir que as folhas fiquem viscosas. Use as sobras para as refeições do dia seguinte ou congele-as para futuras refeições. Congele o que não vai usar a tempo. Os alimentos não precisam de ser congelados no dia da compra e podem ser congelados até à data de utilização. A maioria dos alimentos pode ser congelada - pão (cortar primeiro em fatias), queijo e até mesmo ovos.



Estatísticas de resíduos alimentares do Reino Unido


Como fazer a sua pequena reciclagem de resíduos alimentares:

Se tiver resíduos alimentares, recicle-os. A investigação mostra que mesmo as pessoas que pensam não criar desperdício alimentar criam na realidade cerca de 2,9kg por semana - pense naqueles sacos de chá, borras de café, cascas de vegetais, ossos e cascas de ovos. Se o seu município oferece um serviço de recolha de resíduos alimentares, use-o. Se as pessoas não utilizarem a recolha de resíduos alimentares, podem tornar-se financeiramente inviáveis e a sua câmara municipal poderá detê-los. Se a sua autarquia não oferecer uma recolha de resíduos alimentares, faça a compostagem em casa para evitar que os seus resíduos alimentares sejam depositados em aterros. Faça uso do seu caddy de restos de comida

Quando fizemos um inquérito a 2.101 adultos britânicos em abril de 2019, as principais razões que as pessoas deram para não quererem reciclar os seus restos de comida foram:

Várias pessoas mencionaram também larvas em caixotes e caddies, que são o resultado de moscas que põem ovos nos alimentos. Para evitar larvas, manter os alimentos cobertos na preparação das refeições, utilizar sacos compostáveis, amarrar com segurança os sacos e manter as tampas dos contentores fechadas. Para minimizar os odores, deixar os alimentos arrefecer antes de os colocar no seu caddy ou caixote do lixo, espremer o excesso de líquido dos alimentos e dos sacos de chá, e guardar os contentores fora da luz solar direta, uma vez que o calor e a humidade encorajam a decomposição. Além disso, forrar o seu caddy com jornal para absorver qualquer 'sumo de lixo' e limpá-lo regularmente. A separação dos resíduos alimentares pode parecer uma tarefa difícil para começar, mas quando se consideram os benefícios, é uma tarefa fácil.

Fonte: Which

89 views
bottom of page