top of page

Projeto inovador para combater desperdício alimentar nos refeitórios escolares em Aljustrel




Consciencializar os alunos para o consumo de comida “em quantidades adequadas” é o grande objetivo do projeto “Desperdício Alimentar”, iniciativa inovadora que a Câmara de Aljustrel já apresentou no Agrupamento de Escolas.


Segundo a autarquia, trata-se de uma iniciativa “pioneira”, que poderá “ser replicada em outros refeitórios escolares” e que pretende “combater o desaproveitamento dos alimentos”.


“O objetivo é consciencializar os alunos, desde a idade em que frequentam o pré-escolar, para o benefício de consumirem a comida que lhes é servida, em quantidades adequadas, nos estabelecimentos de ensino e no dia-a-dia”, acrescenta a mesma fonte.


Nesse sentido, a mascote “Brócoli” e a nutricionista da Câmara de Aljustrel, assim como vários voluntários, já passaram pelo refeitório escolar, “para incentivar os alunos a comer a dose adequada de alimentos”.


“A intenção é ainda alertar para a importância de ingerir grupos de alimentos que por regra são rejeitados, como é o caso dos produtos hortícolas”, frisa a autarquia.


Para tal, a cada visita da mascote ao refeitório é verificado se cada aluno consumiu a sua refeição, sendo que quem comer tudo é “brindado” no final com uma medalha que tem, precisamente, mensagens alusivas à temática.


O projeto “Desperdício Alimentar” foi criado pela Câmara de Aljustrel no âmbito da Rede Europeia “Volunteering City – URBACT”.



|Fonte: Correio Alentejo, 16 Outubro 2022

104 views
bottom of page