“Prato em T” reforça literacia alimentar em Portugal
- UCD

- Dec 16, 2025
- 2 min read
Empresas & Negócios: A peça funciona como um guia prático destinado a facilitar escolhas alimentares saudáveis, tanto no contexto familiar como em ambientes educativos e institucionais.
Diário de Aveiro

A Fundação Casa Hermes, em parceria com a NOVA Medical School e a Costa Nova, apresentou o “Prato em T”, uma nova ferramenta de educação alimentar concebida para reforçar a literacia em saúde. O lançamento, realizado esta quarta-feira em Lisboa, assinala a transformação de um conceito científico numa peça de cerâmica que alia ciência, educação e design.
Inspirado na Dieta Mediterrânica, o Prato em T representa visualmente as proporções recomendadas para uma refeição equilibrada: metade do prato deve ser preenchida com hortícolas, um quarto com cereais, derivados, tubérculos e leguminosas, e o quarto restante com carne, pescado ou ovos.
Para Rita Gíria, diretora-geral da Fundação Casa Hermes, o projeto reforça o papel cultural e pedagógico da alimentação. «Este prato simboliza a união entre conhecimento científico, história e educação. É uma forma concreta de aproximar a comunidade de práticas alimentares mais saudáveis, valorizando ao mesmo tempo a cultura da mesa».
A NOVA Medical School sublinha que esta iniciativa traduz o compromisso da instituição com o serviço à comunidade. «Queremos capacitar as pessoas para escolhas que promovam saúde, bem-estar e longevidade, tornando o conhecimento acessível e aplicável no quotidiano», destacou a nutricionista e professora Conceição Calhau.
Também a Costa Nova realça a importância de integrar estética e utilidade numa ferramenta destinada ao uso diário. Liliana Cachim explica que «este projeto materializa a visão das três entidades e combina, de forma brilhante, o conhecimento científico, com a experiência educativa e a sensibilidade estética».
O Prato em T está disponível em versões para adultos e crianças e pode ser adquirido na loja “online” da NOVA Medical School, nas lojas físicas e “online” da Costa Nova e na loja do SKOPE - Museu de Medicina e Saúde, em Aveiro.
| Fonte: Diário de Aveiro, 12 de Dezembro de 2025




Comments