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Impróprio para consumo? 38% dos portugueses podem estar a descartar alimentos em bom estado

  • Writer: UCD
    UCD
  • Aug 11
  • 2 min read

De acordo com um estudo da empresa Too Good To Go, mais de metade dos consumidores acha a rotulagem dos produtos confusa ou insuficiente em relação a prazos de validade.




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Sete em cada 10 portugueses admitem não confiar nos seus sentidos para avaliar se um alimento está bom para consumir, seguindo apenas a data de validade do rótulo, e 38% dos portugueses podem estar a descartar alimentos em bom estado,​ de acordo com um estudo da empresa Too Good To Go.


O estudo foi divulgado na terça-feira, com base num inquérito representativo a duas mil pessoas em Portugal. A Too Good to Go é uma empresa criada para combater o desperdício alimentar​, ligando os utilizadores a lojas parceiras através de uma aplicação para salvar alimentos não vendidos e impedir que sejam desperdiçados.


Dos resultados infere-se que "63% dos portugueses admite que se guia principalmente pela data de consumo preferente indicada no rótulo para determinar se um alimento ainda está em boas condições para consumo, ignorando outros sinais importantes como o cheiro, o aspecto ou o sabor", diz a empresa em comunicado.



Segundo a Too Good to Go, 38% dos portugueses podem estar a descartar alimentos em bom estado, especialmente por não entenderem bem a rotulagem das datas de validade. A empresa diz que este continua a ser um "desafio premente" em Portugal, pelo impacto ambiental e social mas também pelo peso nos orçamentos familiares.



Observar, Cheirar, Provar: mesmo depois de ultrapassada a data, o produto pode continuar em boas condições se mantiver bom aspecto, cheiro e sabor


Os dados disponíveis indicam que se desperdiça em Portugal cerca de 184 quilos de comida por pessoa, todos os anos. Segundo a Comissão Europeia cerca de 10% do desperdício alimentar na União Europeia está associado à má interpretação das datas de validade. Portanto, diz a empresa, cerca de 18 quilos de alimentos por pessoa podem estar a ser desperdiçados anualmente em Portugal devido à confusão que ainda existe sobre o etiquetado das datas.


No inquérito, 30% das pessoas admitiu não saber interpretar o que realmente indica a data "Consumir de preferência antes de". Uma confusão mais evidente entre os jovens, sendo que um em cada três consumidores entre os 18 e os 34 anos assume ter dificuldades em interpretar estas datas.


A Too Good To Go tem desde 2021 a campanha "Observar, Cheirar, Provar", um selo que é colocado em embalagens de alimentos para relembrar que, mesmo depois de ultrapassada a data, o produto pode continuar em boas condições se mantiver bom aspecto, cheiro e sabor.

        

Todos os anos são desperdiçadas mais de 2500 milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo, o que representa 40% da comida produzida a nível global.


Com mais de 100 milhões de utilizadores registados e 175 mil parceiros activos, a Too Good To Go actua em 19 países da Europa, América do Norte e Austrália. Desde o seu lançamento, em 2016, a empresa indica ter salvado mais de 400 milhões de refeições do desperdício, o equivalente a mais de um milhão de toneladas de dióxido de carbono evitadas.



A app está em Portugal desde Outubro de 2019 e tem mais de dois milhões de utilizadores e mais de quatro estabelecimentos associados.



 
 
 
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