top of page

Famalicão: Agrupamento de escolas de Ribeirão vence concurso nacional com lancheira escolar inovador



“Uma abordagem inovadora, inclusiva, democrática e comunitária à promoção de hábitos alimentares saudáveis”. É assim descrito o projeto “Pick Me, Your sustainable choice” do agrupamento de Escolas de Ribeirão, Famalicão, que acaba de vencer a 4.ª edição do Concurso Escola Amiga da Criança, tendo arrecadado o 1.º prémio a nível nacional.


No último ano letivo uma das turmas do sétimo ano do agrupamento de escolas de Ribeirão lançou-se no desafio de criar uma lancheira, que fosse prática e capaz de servir as suas necessidades de ter em si espaços para diferentes alimentos. Ao mesmo tempo, que a sua produção fosse no sentido de intervir ativamente no combate ao desperdício, alimentar e de resíduos plásticos, e promover a saúde através da alimentação saudável em contexto escolar. Foi assim que nasceu a Lancheira escolar pick me- Your sustainable choice.

O trabalho resultou da convergência entre a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, a Flexibilidade Curricular e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Considerando que a Educação para a Cidadania é uma missão de toda a comunidade, desenvolveu-se o projeto numa abordagem de Whole-community Approach.


Para a execução do projeto a escola recorreu à parceria entre o Agrupamento e a Escola Profissional Forave, com parceria do Famalicão MADE IN, e a envolvência de diversos agentes económicos como a Continental, Resinorte, Injex e de múltiplas empresas do setor alimentar de Famalicão, nomeadamente a Vieira, Lourofood, Meia Dúzia e Quinta das Pirâmides.


O projeto envolveu ainda nutricionistas da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto que monitorizaram, ao longo do ano letivo, os lanches escolares dos alunos, procurando potenciar de forma sustentada a mudança de hábitos alimentares, construindo-se um pequeno guia para os lanches escolares com os produtos alimentares saudáveis produzidos em Famalicão.


A parceria com o Famalicão MADE IN veio não só aproximar os alunos da indústria, como apoiar um ensino potenciador de práticas empreendedoras, inovadoras e promotoras de desenvolvimento sustentável.


O Agrupamento de escolas já patenteou a lancheira e está analisar a sua produção em escala, junto dos parceiros do projeto. “Conseguimos aqui uma dinâmica muito interessantes com instituições e empresas do concelho, que os alunos visitaram e que os motivou para o projeto. O prémio arrecadado é motivo de orgulho mas também um bom exemplo de como com envolvimento da comunidade construímos projetos de valor e com reconhecimento” refere a diretora do Agrupamento de escolas, Elsa Carneiro.


Os professores dinamizadores do projeto salientam a sua importância quer para o desenvolvimento de aprendizagens e competências com impacto na sustentabilidade, na identidade, no conhecimento, na inovação e na criatividade, quer para estimular e fortalecer o sentido de identidade e pertença territorial.




|Fonte: Braga TV, 24 de Fevereiro 2022

4 views
bottom of page