top of page

Em nome de uma alimentação saudável, há novas estrelas no cartaz do Rock In Rio 2022

Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral são as estrelas do universo gastronómico convidadas para a Cidade do Rock. No Parque da Bela Vista, em Lisboa, Ljubomir Stanisic vai subir ao palco e ser o mestre de cerimónias do Chefs Garden.




São 400 lugares sentados, com sombra, e um palco (Chef’s Stage), onde se pretende "chamar a atenção do público para a necessidade de adotar uma alimentação sustentável". Para além de música e entretenimento, a Cidade do Rock vai também assumir a vertente de festival gastronómico, com estrelas de valor reconhecido.


Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral são os responsáveis pelos menus servidos neste espaço no recinto do Rock in Rio Lisboa 2022, com pratos inspirados nos principais ecossistemas de Portugal: agricultura e pecuária, florestas, mar e rios.


Ao chef Vítor Sobral coube o tema Agricultura & Pecuária que vai preparar, entre outros pratos, um “Hambúrguer de vitela Arouquesa com cebola caramelizada, tomate, Rúcula e queijo da Ilha de São Jorge” e uma “Mousse de chocolate de Melgão com morangos confitados, flor de sal e açafrão dos Açores”. A Floresta será representada pela chef Justa Nobre que irá servir “Sopa fria de beterraba com amêndoas crocantes” e “Leite-creme de abóbora com frutos do bosque”.


Os sabors do Mar chegam ao Rock in Rio 2022 pela mão da chef Noélia Jerónimo que apresentará opções como “Tosta de cavala” e Wrap de Polvo com batata-doce e piso de coentros”. Por fim, os Rios inspiram o o chef Miguel Castro e Silva, que vai preparar, entre outras propostas, uma “Sopa seca de lúcio-perca e couve”. No Continente Chef’s Garden há, ainda, espaço para um Wine Bar da Sogrape Vinhos.




O Chef’s Stage de Ljubomir Stanisic


Outra das novidades do Rock in Rio Lisboa 2022, que vai decorrer nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, no Parque da Bela Vista, é a criação, do Chef’s Stage que tem como mestre de cerimónias Ljubomir Stanisic. O mediático chef assume o palco várias vezes ao longo de cada dia, com o objetivo de "provocar e envolver o público nas temáticas da alimentação sustentável trazendo, para isso, convidados especiais". O espaço conta ainda com momentos musicais, com concertos e DJ sets.


A escolha de Ljubomir Stanisic assenta na vertente de comunicador do chef, que tem reafirmado nos diferentes projetos de comunicação, com programas televisivos, como o Hell’s Kitchen na SIC, livros e minisséries documentais como a mais recente Coração na Boca, disponível na plataforma de streaming da SIC, a OPTO. Mas foi também escolhido pela forma como aborda a sustentabilidade nos restaurantes e projetos que lidera.



Ljubomir Stanisic


Sustentabilidade


Com a curadoria do Continente Chef’s Garden a cargo de Nuno Nobre, responsável por iniciativas como o Festival Internacional Ouriço-do-Mar na Ericeira, a Cidade do Rock vai assim receber "chefs de norte a sul de Portugal que irão trabalhar com produtores locais e definimos como conceito gastronómico os ecossistemas mais representativos da gastronomia portuguesa”, explica o curador.


Ciente do impacto que as escolhas alimentares têm no planeta, a 9.ª edição o Rock in Rio Lisboa vai reforçar a conduta sustentável na área da alimentação e bebidas. O festival vai incentivar o uso de produtos nacionais e a contratação de fornecedores locais, contribuindo não só para reduzir a pegada carbónica, mas, também, para fomentar a economia local, e promover o uso de produtos sazonais respeitando e acompanhando os calendários agrícolas e os nossos ciclos naturais.


Além disso, e já contribuindo para alcançar a meta estipulada até 2030 de se tornar um evento Zero Desperdício Alimentar, além da doação de alimentos no final do evento e encaminhamento dos resíduos orgânicos para compostagem o festival passará a trazer este olhar também para o momento da confeção das receitas, durante o qual os chefs aproveitarão ao máximo as matérias-primas, e para o momento de consumo, adotando o conceito de “dose certa” para evitar desperdício de comida servida.




|Fonte: Expresso, 18 de Maio 2022

42 views
bottom of page