top of page

Distribuição doou mais de 18 mil toneladas de alimentos em 2020




A APED anunciou esta quarta-feira, día 29 de setembro, ter registado, em 2020, um crescimento do volume de alimentos doados pelas cadeias de distribuição.


Segundo o anunciado, em 2020, foram direcionadas para doação cerca de 18.534 toneladas de produtos alimentares provenientes das cadeias alimentares, mais 16% do que no ano anterior. Esta meta vai ser celebrada hoje no evento organizado pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício, no Banco Alimentar Contra a Fome, que tem como objetivo reforçar o debate em torno do desperdício alimentar.


O diretor geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, acrescenta ainda que “no ano passado foi possível evitar-se o desperdício de mais 12.300 toneladas de produtos que estavam prestes a atingir a data de validade”, mais 17% do que em 2019, através de um circuito para facilitar o consumo destes produtos em condições de segurança, nomeadamente através da identificação dos produtos com etiqueta específica e redução do preço. Estão abrangidas nesta iniciativa cerca de 1.800 lojas associadas da APED.


Participam nesta iniciativa as 11 cadeias do setor de Distribuição Alimentar que contribuíram ativamente para os resultados alcançados na redução do desperdício alimentar: Aldi, Auchan Retail Portugal, Continente, Minipreço, El Corte Inglés, Intermaché, Lidl, Makro, Mercadona, Pingo Doce e Recheio.


|Fonte: Distribuição Hoje, 30 de Setembro 2021

17 views
bottom of page