top of page

Consumidores estão cada vez mais atentos ao desperdício alimentar

Too Good To Go alerta que mais de 30% dos alimentos são desperdiçados, algo que tem mais impacto ambiental do que aviação




A preocupação com o desperdício alimentar parece estar na ordem do dia e há cada vez mais pessoas a ter em atenção esta questão. De acordo com um estudo de junho de 2022 realizado pela Capgemini Research Institute e divulgado pela Too Good To Go, aplicação que ajuda a salvar o excedente alimentar, a consciência sobre o desperdício de alimentos mais do que duplicou desde 2020.


De acordo com o estudo “Reflect. Rethink. Reconsider. Why food waste is everybody’s problem” (em português, "Reflete, Repensa, Reconsidera. Por que é que o desperdício alimentar é um problema de todos"), 72% dos consumidores admitiram estar atentos à questão, comparativamente aos 33% de há dois anos.


Também 56% referiu evitar o excedente alimentar tanto por questões de sustentabilidade como para economizar, um tema que tem ganhado mais destaque com a subida da taxa de inflação dos últimos meses.




De acordo com a Too Good To Go, mais de 30% da comida produzida é desperdiçada, algo que equivale a 10% das emissões de gases de efeito estufa no mundo, tendo mais impacto do que a indústria da aviação. Em Portugal, a aplicação que permite resgatar alimentos e refeições excedentes por preços mais em conta de supermercados, frutarias, pastelarias, restaurantes e tantos outros espaços já conta com um milhão de utilizadores e já evitou o desperdício de mais de 1,6 milhões de refeições, o equivalente a 4 mil toneladas de CO2.



|Fonte: Away, 11 de Julho 2022

33 views
bottom of page