top of page

CONSULTÓRIO DECO – Zero desperdício natalício



Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o tema do desperdício alimentar.

Todos os anos, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, ou seja, cada um desperdiça em média 132 quilos de comida por ano.


O combate ao desperdício alimentar deve ser encarado do ponto de vista ambiental, mas também como uma questão económica com objetivos de desenvolvimento sustentável.


Nesta época festiva em que a mesa está sempre repleta d002 iguarias as sobras alimentares são frequentes. Reaproveitá-las e reinventá-las em pratos principais tradicionais, alternativas vegetarianas, sobremesas e até doces para consumir em família ou até partilhar é uma tarefa possível e muito eficaz.


Por exemplo, se sobrar carne pode fazer empadão. Do pão pode fazer torradas ou tostas. Assados no forno ganham vida e cor ao juntar fruta, aproveitando a que está mais madura. Batidos e sumos são também uma boa opção para consumir a fruta madura.


Se não quiser dar largas à sua imaginação culinária, coloque as sobras no frigorífico, na zona mais fria. Aguentarão alguns dias se estiverem bem cozinhadas e guardadas, no máximo, a 4º C. Se acha que não vai comer os alimentos nos próximos 1 a 3 dias, congele-os.


Efetivamente, na nossa casa o frigorífico é um precioso aliado na luta contra o desperdício alimentar. Ficam algumas dicas:

Não quebre a cadeia do frio. Se comprar produtos refrigerados ou congelados, leve-os para casa em sacos isotérmicos. Também não se deve congelar um alimento descongelado. Não encha demasiado o frigorífico, para permitir a circulação do ar em redor dos alimentos, bem como uma temperatura uniforme em todas as áreas. Retire os produtos frescos pouco tempo antes de serem consumidos. Consuma preferencialmente os alimentos que se encontrem há mais tempo no frigorífico.


|Fonte: Região Sul, 24 de Dezembro de 2021

5 views
bottom of page