top of page

Apeel, startup da Oprah contra o desperdício de comida, vira um unicórnio


Exame (Brasil)

 


Um arranque que conta com Oprah Winfrey entre os seus investidores oferece uma nova forma de os agricultores identificarem quando os alimentos vão apodrecer, como parte de uma tentativa de eliminar o desperdício alimentar.


A Apeel Sciences, uma empresa de tecnologia agrícola fundada há nove anos com uma subvenção de $100.000 da Fundação Bill & Melinda Gates, agora avaliada em mais de mil milhões de dólares (o limiar para as chamadas empresas de tecnologia unicórnio) entra na fase seguinte da visão do fundador James Rogers para resolver o problema dos alimentos descartados estimados em $2,6 triliões de dólares.


A Apeel, que se tornou conhecida no mundo alimentar com um revestimento patenteado à base de plantas que prolonga a frescura de frutas como o abacate, pepino, manga e maçã biológica, traz uma tecnologia que pode identificar o que acontece no interior das frutas e legumes. A ideia é fornecer a todos na cadeia alimentar informações valiosas e rentáveis como, "quando é que esta maçã vai estragar?"


"Revela muito sobre um produto que não podemos ver ou detectar no corredor do supermercado apenas por senti-lo ou fazer um teste pelo cheiro", disse Kathleen Merrigan, que trabalhou na carteira agrícola da administração Obama e é agora consultora da empresa sediada na Califórnia e também uma investidora.



Aquisição recente


A nova mudança da Apeel é o resultado da sua recente aquisição da ImpactVision de arranque por uma quantia não revelada. A compra, formalmente anunciada na terça-feira, dá à Apeel a tecnologia de imagem hiper-espectral, que já foi testada em fornecedores de alimentos como a Nature's Pride na Europa. Será também utilizada por supermercados como a Kroger Co. a maior cadeia de supermercados dos Estados Unidos.


"A lista de coisas que se podem ver é espantosa", disse Rogers, o CEO da empresa, numa entrevista. "Pode-se ver coisas como o dia em que este abacate estará perfeitamente maduro". Este conhecimento dá aos fornecedores o poder de "enviar os alimentos certos para os lugares certos", disse ele.


O potencial da tecnologia para avaliar as características nutricionais poderia ser um poderoso avanço na forma como entendemos o impacto dos alimentos na saúde humana, disse Walter Robb, antigo CEO da Whole Foods Market e investidor na Apeel, numa entrevista.




| Fonte: Exame (Brasil), 12 Maio 2021

bottom of page