top of page

APED reforça compromisso de combate ao desperdício alimentar

No âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se assinalou a 29 de setembro, o Movimento Unidos Contra o Desperdício Alimentar promoveu uma sessão dedicada ao tema.




A APED integra o Movimento Unidos Contra o Desperdício enquanto membro fundador, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido pelo setor ao nível da eficiência dos processos internos que potenciam a redução do desperdício alimentar e da promoção do consumo responsável.


O setor do Retalho e Distribuição é “parte ativa” no combate ao desperdício alimentar, quer ao nível da operação diária e logística, quer ao nível de parcerias com instituições de apoio social para doação dos excedentes, como também no âmbito da sensibilização do consumidor.


Segundo a APED, os seus associados “desenvolvem medidas práticas para promover a eficiência dos seus processos internos e a redução do desperdício alimentar, tendo em vista os objetivos e orientações traçados no Pacto Ecológico Europeu e Plano de Ação para uma Economia Circular, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030”.


Em 2022, os Associados da APED do Retalho Alimentar foram responsáveis pela doação de mais de 26 mil toneladas de produtos alimentares a instituições sociais, representado um aumento de 12% face ao ano anterior. Estima-se também que se tenha evitado, no ano passado, o desperdício de mais de 27 mil toneladas de produtos que estavam prestes a atingir a data de validade, através de um circuito para facilitar o seu consumo em condições de segurança, o que corresponde a um aumento de 11% face ao valor estimado para o ano anterior. Estão abrangidas 2.631 lojas com esta medida.


| Fonte: Store, 2 de outubro 2023

92 views
bottom of page