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A opiniĆ£o de… Henrique Leite, da Eurest Portugal

  • Writer: UCD
    UCD
  • 6 hours ago
  • 2 min read

Briefing


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Vivemos uma era que exige escolhas conscientes e ações consistentes. A forma como nos alimentamos estÔ no centro dos grandes desafios ambientais e sociais do século XXI: saúde, desperdício, escassez de recursos, emissões, bem-estar animal, educação alimentar. Na Eurest, empresa do universo Compass Group, assumimos esse compromisso com visão de futuro. Acreditamos que a restauração coletiva pode ser uma força verdadeiramente transformadora e estamos empenhados em sê-lo.


Em Portugal, servimos mais de 30 milhƵes de refeiƧƵes por ano e temos mais de 4000 colaboradores e 1000 espaƧos de restauração. Esta escala – e a nossa presenƧa em todo o PaĆ­s – representa uma oportunidade Ćŗnica e uma responsabilidade acrescida para promover mudanƧas com impacto real.


O nosso compromisso global — Planet Promise — assenta em metas claras e mensurĆ”veis: reduzir em 50% o desperdĆ­cio alimentar atĆ© 2030 e alcanƧar a neutralidade carbónica atĆ© 2050. Estes objetivos exigem muito mais do que mudanƧas operacionais: Exigem uma transformação cultural profunda, dentro da organização e em toda a cadeia de valor. Por isso, agimos em vĆ”rias frentes. Investimos em tecnologia, como o sistema Waste Not 2.0, que monitoriza o desperdĆ­cio alimentar em tempo real. Desenvolvemos programas de sensibilização dirigidos a clientes, consumidores e colaboradores — como o Consumo Consciente, Respeita o Ambiente, Heróis Zero DesperdĆ­cio, Stop Food Waste ou o concurso EurestChef, que dĆ” origem ao livro Grandes Receitas, Sem DesperdĆ­cio.


Valorizamos também uma alimentação mais equilibrada e amiga do planeta com os programas Green Vibes e ABC, que incentivam a preferência por proteína vegetal.


RepensÔmos prÔticas operacionais à luz da sustentabilidade. No projeto WATER, demonstrÔmos que é possível eliminar a etapa de desinfeção de frutas e legumes sem comprometer a segurança alimentar. Este projeto, cientificamente validado pela Ata da Nutrição n.º 38, venceu o prémio de Projeto do Ano em Restauração Coletiva em 2024.


Adotamos ainda critérios éticos e ambientais na seleção das matérias-primas, como é exemplo a utilização exclusiva de ovos provenientes de galinhas criadas no solo.


Na Eurest, alimentar Ć© um ato de responsabilidade. Cada escolha conta. O reconhecimento como Superbrand em 2025 reforƧa a nossa ambição: ser uma marca que inspira pela ação, pela coerĆŖncia e pelo impacto positivo que gera. Porque o futuro constrói-se com gestos consistentes — todos os dias, refeição após refeição.


Henrique Leite, diretor-geral da Eurest Portugal




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