A opinião de⦠Henrique Leite, da Eurest Portugal
- UCD
- 6 hours ago
- 2 min read
Briefing

Vivemos uma era que exige escolhas conscientes e aƧƵes consistentes. A forma como nos alimentamos estĆ” no centro dos grandes desafios ambientais e sociais do sĆ©culo XXI: saĆŗde, desperdĆcio, escassez de recursos, emissƵes, bem-estar animal, educação alimentar. Na Eurest, empresa do universo Compass Group, assumimos esse compromisso com visĆ£o de futuro. Acreditamos que a restauração coletiva pode ser uma forƧa verdadeiramente transformadora e estamos empenhados em sĆŖ-lo.
Em Portugal, servimos mais de 30 milhƵes de refeiƧƵes por ano e temos mais de 4000 colaboradores e 1000 espaƧos de restauração. Esta escala ā e a nossa presenƧa em todo o PaĆs ā representa uma oportunidade Ćŗnica e uma responsabilidade acrescida para promover mudanƧas com impacto real.
O nosso compromisso global ā Planet Promise ā assenta em metas claras e mensurĆ”veis: reduzir em 50% o desperdĆcio alimentar atĆ© 2030 e alcanƧar a neutralidade carbónica atĆ© 2050. Estes objetivos exigem muito mais do que mudanƧas operacionais: Exigem uma transformação cultural profunda, dentro da organização e em toda a cadeia de valor. Por isso, agimos em vĆ”rias frentes. Investimos em tecnologia, como o sistema Waste Not 2.0, que monitoriza o desperdĆcio alimentar em tempo real. Desenvolvemos programas de sensibilização dirigidos a clientes, consumidores e colaboradores ā como o Consumo Consciente, Respeita o Ambiente, Heróis Zero DesperdĆcio, Stop Food Waste ou o concurso EurestChef, que dĆ” origem ao livro Grandes Receitas, Sem DesperdĆcio.
Valorizamos tambĆ©m uma alimentação mais equilibrada e amiga do planeta com os programas Green Vibes e ABC, que incentivam a preferĆŖncia por proteĆna vegetal.
RepensĆ”mos prĆ”ticas operacionais Ć luz da sustentabilidade. No projeto WATER, demonstrĆ”mos que Ć© possĆvel eliminar a etapa de desinfeção de frutas e legumes sem comprometer a seguranƧa alimentar. Este projeto, cientificamente validado pela Ata da Nutrição n.Āŗ 38, venceu o prĆ©mio de Projeto do Ano em Restauração Coletiva em 2024.
Adotamos ainda critérios éticos e ambientais na seleção das matérias-primas, como é exemplo a utilização exclusiva de ovos provenientes de galinhas criadas no solo.
Na Eurest, alimentar Ć© um ato de responsabilidade. Cada escolha conta. O reconhecimento como Superbrand em 2025 reforƧa a nossa ambição: ser uma marca que inspira pela ação, pela coerĆŖncia e pelo impacto positivo que gera. Porque o futuro constrói-se com gestos consistentes ā todos os dias, refeição após refeição.
Henrique Leite, diretor-geral da Eurest Portugal
