top of page

4 receitas de Joana Roque que nos revelam o potencial de cozinhar com sobras

Como resposta à crise económica que afeta os portugueses, Joana Roque, autora de blogues e de livros de culinária e economia doméstica, apresenta-nos a obra “Cozinhar com sobras”. Pretexto para publicarmos quatro receitas que nos revelam o potencial dos alimentos que resultam de refeições anteriores. Ganha a nossa carteira e combatemos o desperdício alimentar.


Sapo Lifestyle


Joana Roque, autora de blogues como “As minhas receitas” e “A economia cá de casa” revela-nos no seu novo livro que a palavra “sobras”, antes de ser vista como um desperdício, deve ser encarada como sinónimo de cozinha mais sustentável e económica. Em “Cozinhar com sobras” (edição Manuscrito), Joana Roque apresenta-nos 80 receitas dando prova de que os alimentos que ficam esquecidos no tupperware são preciosos aliados de receitas em formato familiar.


Os restos das douradas feitas no forno podem transformar-se em hambúrgueres de peixe e batata. Um cachaço de porco com paprica fumada pode ganhar nova vida em canelones. Um resto de arroz prepara apetitosos bolinhos e uma posta cozida de bacalhau em inúmeras receitas criativas.


“Adoro cozinhar com sobras, pois é quando a minha criatividade na cozinha tem menos limites e acabam por sair algumas das melhores receitas. Gosto de abrir o frigorífico e o congelador, ver tudo o que lá está e perceber todos os ingredientes que posso combinar para fazer uma nova receita”, adianta Joana Roque na introdução ao seu novo livro.


Para a autora, “cozinhar com sobras é um bocadinho como regressar às origens. É voltar à cozinha da minha avó e vê-la a fazer batatas albardadas, ou transformar legumes e carne em pastelões com ovo, que depois recheavam sandes para ‘a bucha’ do meu avô”.




Antes de nos apresentar dezenas de receitas, como aquelas que aqui lhe trazemos, Joana Roque entrega as páginas do seu livro a dicas e conselhos de cozinha. “Como não desperdiçar?”, “Como guardar sobras e usar o congelador a nosso favor?”, estão entre as perguntas às quais a autora de livros como “Cozinha Organizada” e “Jantar na Mesa” (no total, Joana Roque tem sete livros publicados), responde na obra que agora entrega aos escaparates. A autora não esquece que o combate ao desperdício alimentar também se faz com o planeamento, para nos apresentar dicas de como calendarizar refeições a partir de sobras.

“Tentei incluir ideias para todas as sobras e mais algumas, desde as normais do dia a dia, às dos dias de festa, como os bolos e os queijos, sem esquecer as sobras do Natal, como o peru assado, os sonhos ou as rabanadas”, sustenta Joana Roque que há mais de 15 anos que publica receitas e hoje são mais de quatro mil.


Aqui, a partir do livro “Cozinhar com sobras”, apresentamos-lhe um quarteto de receitas. Bom proveito.


Uma espécie de Bacalhau à Gomes de Sá

As sobras de bacalhau cozido proporcionam-nos um prato que faz justiça à nossa cozinha tradicional. A autora, Joana Roque, apresenta-nos esta receita no seu novo livro "Cozinhar com sobras".


Arroz de peixe, espinafres e cenoura

Na cozinha de Joana Roque, autora do blogue "As minhas receitas", não há desperdícios. Neste caso, as sobras de peixe cozido preparam um excelente arroz. Uma receita do livro "Cozinhar com sobras".


Arroz de churrasco

Joana Roque autora, entre outros, do blogue "A economia cá de casa", revela-nos o seu segredo para um arroz saborosíssimo que faz uso das sobras das carnes do churrasco. Tudo é simples nesta receita.


Salada russa com peixe

A receita junta um predicado à facilidade, ao fazer a utilização de sobras de peixe de refeições anteriores. De resto, tudo o que conhecemos na preparação de uma Salada russa. A proposta é de Joana Roque.



|Fonte: Sapo Lifesytle 05 de Janeiro 2023

9 views
bottom of page