top of page

Sete formas de reduzir o desperdício alimentar

r0_11_1000_649_w1200_h678_fmax.jpg

Quando pensamos em questões ambientais, tendemos a pensar nas MAIOREs: como a desflorestação, a sobrepesca dos oceanos, e as alterações climáticas. Mas com que frequência, quando discutimos estes temas em torno da mesa de jantar, paramos para considerar o que fica nos nossos pratos?

 

O desperdício alimentar é um grande problema na Austrália. De acordo com o Departamento de Água, Agricultura e Ambiente, desperdiçamos coletivamente cerca de 7,3 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que equivale a cerca de 300 quilos por pessoa.

Isto custa à economia australiana cerca de 20 mil milhões de dólares por ano e é responsável por mais de cinco por cento das nossas emissões de gases com efeito de estufa.

 

No entanto, a Austrália não está sozinha. Um terço dos alimentos do mundo é desperdiçado e é um dos principais contribuintes para as emissões globais de gases com efeito de estufa. De facto, se o desperdício alimentar fosse um país, seria o terceiro maior emissor do mundo.

Felizmente, há algo que todos nós podemos fazer a esse respeito. Simplesmente estando mais conscientes dos nossos próprios comportamentos, podemos fazer a nossa parte para ajudar a enfrentar uma das questões ambientais mais prementes do nosso tempo.

 

Aqui estão seis formas de reduzir o desperdício alimentar:

 

1. Não compre demasiados alimentos

Uma das principais razões que nos leva a desperdiçar alimentos é que apenas compramos demasiados para começar.

 

Ao fazer as suas compras semanais é fácil mudar para o piloto automático, pegando num saco de cebolas aqui e um quilo de cenouras ali.

 

Mas por volta da próxima semana, é provável que já tenha algumas batatas verdes e um crocante de legumes cheio de vegetais a começar a girar.

 

É por isso que quando se vai ao supermercado, é importante levar uma lista e - ainda mais importante - saber quanta comida necessita realmente para cada refeição, o que nos leva diretamente ao nosso próximo ponto...

r0_33_1000_626_w1200_h678_fmax.jpg

2. Tenha um plano de refeições e mantenha-se fiel a ele

Uma das formas mais fáceis de evitar o desperdício alimentar é ter realmente um plano quando se vai ao supermercado. Isto significa planear refeições para os próximos sete dias e depois comprar apenas os alimentos de que necessita para cozinhá-los.

Assim, se quiser cozinhar um caril e sabe que só são precisas duas cenouras, compre duas cenouras. Se precisar de 200g de frango, compre 200g de frango. Escreva todas as receitas. Assim, não se desperdiça comida.

 

Além disso, pense no tamanho das porções e saiba quantas receitas servem.

 

3. Guarde os seus restos

Dependendo do que for, as sobras são, normalmente, igualmente boas no dia seguinte. Em alguns casos, podem até ser melhores.

 

Se deixar um caril durante a noite, é provável que os sabores sejam mais ousados e pronunciados quando os aquecer amanhã. Seja como for, não vale a pena desperdiçar comida perfeitamente boa.

4. Armazenar adequadamente a comida

Outro passo importante na redução do desperdício alimentar é certificar-se de que se está a armazenar os alimentos correctamente.

 

Certifique-se de que sabe a diferença entre os alimentos frescos que precisam de ser refrigerados e os que devem ser armazenados à temperatura ambiente.

 

Certifique-se de que o seu frigorífico está à temperatura certa e congele os alimentos que podem ser congelados para prolongar o seu prazo de validade.

r0_16_829_647_w1200_h678_fmax.jpg

5. Não deixe que a apatia e a exaustão sejam o seu inimigo

Quando se tem um plano de refeições, é fácil não se cingir a ele.

 

Estar cansado, ter um dia mau, apenas querer relaxar quando se chega a casa, são todas desculpas válidas e comuns para simplesmente evitar a cozinha durante a noite e, em vez disso, encomendar alguma comida tailandesa ou takeaway a caminho de casa.

 

Mas quando ceder a este impulso, depois de já ter comprado comida para cozinhar, isso conduzirá ao desperdício de comida.

 

Por isso, é importante que se mantenha o plano de refeições que criou. Ou, se for realista quanto aos seus próprios hábitos, então compre apenas comida para cozinhar durante quatro ou cinco noites por semana. Melhor ainda, talvez tente fazer alguma preparação de refeições para a semana. No domingo à noite, porque não preparar um par de refeições extra e congelá-las?

 

 

E finalmente, nas palavras de Homer Simpson.

 

6. "Não pode ser outra pessoa a fazê-lo?"

Se tudo isto parece um pouco demais para lidar - e por vezes é para todos - então porque não considerar um serviço de entrega de caixas de alimentos como o HelloFresh?

 

O Hello Fresh oferece-lhe a capacidade de adaptar os seus planos de refeição, utilizando muitas das suas deliciosas receitas que servem todos os paladares e necessidades dietéticas. Depois, entregam os ingredientes frescos de alta qualidade e pré-doseados diretamente à sua porta, bem como receitas fáceis de seguir, passo a passo.

 

Isto não só poupa em desperdício alimentar, como também poupa tempo e dinheiro. Além disso, HelloFresh é a primeira empresa global de kits de refeições neutras em carbono, apoiando tanto projectos globais como locais amigos do ambiente.

| Fonte: Manning River Times, 2021

bottom of page