Toneladas de alimentos que iam para o lixo são a refeição de quem mais precisa
- UCD

- 2 days ago
- 2 min read
A maior parte do desperdício alimentar em Portugal acontece dentro de casa. Todos os dias, toneladas de comida vão para o lixo, uma realidade que a Refood tenta contrariar, transformando toneladas de alimentos em refeições para quem mais precisa.
Sic Notícias

Todos os anos, na União Europeia (UE) deitam-se fora cerca de 59 milhões de toneladas de comida. Portugal surge no 4.º lugar dos países que mais desperdiçam. São, em média, 184 quilos por pessoa.
É neste contexto que nasce a Refood, um movimento que combate o desperdício alimentar e ajuda quem passa fome. Todos os dias, voluntários recolhem comida em restaurantes, cafés e supermercados.
Alimentos que já não podem ser vendidos mas que continuam a ser bons para consumo. Tudo é transformado em refeições.
Atualmente, há mais de 60 núcleos da Refood espalhados pelo país. A SIC foi acompanhar o trabalho do núcleo da Penha de França, em Lisboa.
Maria tem 85 anos e mostrou-nos o espaço onde tudo acontece. Conta que decidiu avançar com este projeto há cerca de dez anos e, desde então, os pedidos de ajuda não param de aumentar.
“Felizmente temos respondido a todas as pessoas que nos têm batido à porta” mas, reconhece, “é difícil, às vezes é muito difícil porque temos escassez de alimentos, mas mesmo assim conseguimos, as famílias não saem daqui sem levar qualquer coisa”, conta.
Neste núcleo da Refood, as refeições são distribuídas duas vezes por semana - às segundas e quintas-feiras. Em média, são servidas 170 refeições e ajudadas mais de 40 famílias. Mas o número de pessoas que procura ajuda nunca é certo, depende das necessidades e também da comida disponível.
“Nem sempre temos comida para dar. Há dias que temos mais, outros que temos menos”
Para garantir que nada se perde, há rotas diárias de recolha, normalmente ao final do dia ou logo de manhã cedo. Um trabalho exigente feito por voluntários que usam o pouco tempo livre que têm para ajudar quem não tem o que comer.
O ritmo da Refood funciona assim neste núcleo e um pouco por todo o país. A nível nacional, a Refood já resgatou cerca de três milhões de refeições e evitou que mais de mil toneladas de alimentos acabassem no lixo.
Um gesto simples que faz a diferença no combate ao desperdício e na luta contra a fome.
| Fonte: Sic Notícias, 22 de Dezembro 2025




Comments