top of page

REGIÃOVila Nova de Poiares pretende combater o desperdício alimentar

O Município de Vila Nova de Poiares apresentou publicamente o projeto Poiares + Sustentável Dose Q.B, no âmbito de uma candidatura aprovada e financiada pelo Fundo Ambiental, numa sessão que decorreu online.



Trata-se de um projeto que pretende promover práticas de consumo sustentável, com o foco na redução do desperdício alimentar quer no retalho, quer no consumidor final, e que produza impactos retroativos nas cadeias de produção e distribuição, refletindo aquele que tem sido o grande empenho da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares nestas matérias, em particular no capítulo da sustentabilidade e no da racionalidade e conservação dos recursos naturais.


Paralelamente, o projeto Poiares + Sustentável Dose Q.B. será também um importante contributo do Município e da comunidade para o cumprimento daquilo que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU, em particular a garantia de padrões de consumo e de produção sustentáveis, bem como da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020), no que concerne ao pilar estratégico em tornar a economia circular, do domínio da desmaterialização e consumo sustentável.


Entre as ações a desenvolver estão a sensibilização e capacitação dos alunos do curso profissional de restauração da Escola 2,3/S Dr. Daniel de Matos, dos gerentes, funcionários e consumidores dos estabelecimentos de restauração do Concelho, dos vendedores e consumidores das feiras e mercados que se realizam em Vila Nova de Poiares, e ainda os consumidores dos supermercados existentes no Concelho.


Outra das ações do Poiares + Sustentável Dose Q.B. passa pela criação de uma plataforma digital interativa e lúdica, onde para além de um jogo educativo será possível consultar o manual de boas práticas, fichas pedagógicas, dicas da DOSE Q.B., entre outros.



|Fonte: Notícias de Coimbra, 20 de Outubro 2021

5 views
bottom of page