top of page

Pense antes de deitar o lixo fora - a reciclagem é o caminho a seguir

  • Writer: UCD
    UCD
  • 7 minutes ago
  • 3 min read

Mas até que ponto somos bons a fazê-lo?


The Portugal News

ree


Diz-se que cada habitante deste país produz em média 1,4 kg de lixo por dia, mas cerca de 56% é enviado para aterros sanitários. Não é difícil separar os nossos produtos recicláveis e colocá-los nos contentores apropriados ou levá-los a um centro de reciclagem? Em algumas zonas, é até possível organizar uma recolha de produtos recicláveis como parte das recolhas domésticas.


Resíduos biológicos

Antigamente, a reciclagem era bastante básica - em Inglaterra, a minha mãe mantinha um balde de metal no telheiro, onde as cascas e os restos de pratos eram recolhidos para o "porqueiro" local, que recolhia os restos de comida de todos para alimentar os seus porcos. Neste caso, os restos de pratos e outros resíduos alimentares domésticos semelhantes devem ser colocados no caixote do lixo apropriado para resíduos gerais não recicláveis. Para grandes quantidades de resíduos alimentares provenientes de empresas, ou para itens que necessitem de uma eliminação específica, é melhor contactar os serviços de gestão de resíduos do seu município local para saber mais sobre as opções de recolha e tratamento licenciadas. Além disso, movimentos voluntários como o REFOOD tratam do desperdício alimentar, recuperando os excedentes alimentares e redistribuindo-os pelos mais necessitados da comunidade.

Contactando a sua autarquia ou pesquisando em Ecoponto.pt pode obter informações sobre pontos específicos de recolha de resíduos orgânicos nas proximidades. De acordo com a Tratolixo (empresa intermunicipal de reciclagem), os restos de comida que uma família produz aqui num ano dariam para produzir eletricidade para um televisor LED durante três meses!


Porque é que não estamos a fazer bem a reciclagem?

Penso que temos todas as oportunidades para reciclar, pois parece que os contentores estão em quase todo o lado e estão claramente assinalados e codificados por cores. O desempenho de Portugal tem melhorado, mas ainda está aquém de muitos outros países da UE e , apesar de existirem infra-estruturas, continua a haver o problema de os residentes misturarem materiais recicláveis com o lixo comum.


O que pode ser reciclado no contentor dos "plásticos"?

O item mais importante parece ser as garrafas de água - todas as estações de reciclagem são adornadas por uma coleção de garrafas enfiadas umas nas outras num volumoso ramo. As tampas de plástico também podem ser deixadas aparafusadas e podem igualmente ser recicladas, uma vez que existe maquinaria específica para as separar. Os equipamentos modernos de reciclagem podem processar a garrafa e a tampa em conjunto, uma vez que a maquinaria pode separar os diferentes plásticos para reciclagem. Isto evita perdas, uma vez que as tampas soltas são demasiado pequenas para serem capturadas pela maquinaria de triagem e podem acabar em aterros ou transformar-se em lixo. Nem sequer é necessário retirar os rótulos antigos, basta enxaguar, achatar e voltar a colocar as tampas. Não é assim tão difícil, certamente? Acrescente potes de iogurte de plástico, banheiras e tabuleiros de comida, e artigos como frascos de champô, produtos de limpeza e garrafas de bebidas. Enxagúe-os também primeiro.


Os restos de comida e de líquidos nas garrafas recicláveis podem estragar o processo de reciclagem, contaminando outros materiais, entupindo a maquinaria, criando pragas e odores e, potencialmente, fazendo com que cargas inteiras de materiais recicláveis sejam rejeitadas e enviadas para um aterro sanitário. Embora alguns resíduos não estraguem o vidro e o metal, os artigos à base de papel, como o cartão, são particularmente vulneráveis à deterioração provocada por alimentos ou líquidos, diminuindo o seu valor e a sua reciclabilidade.


A reciclagem é um processo que consome muita energia e que se torna mais dispendioso se forem acrescentados passos adicionais, como a seleção pós-consumo e a lavagem.


Plásticos globais

Cerca de 75% dos plásticos produzidos a nível mundial são termoplásticos que podem ser fundidos e moldados vezes sem conta para produzir novos plásticos, o que - em teoria - torna todos os termoplásticos recicláveis. Os restantes 25% são plásticos termoendurecíveis que não amolecem quando expostos ao calor, o que torna a sua reciclagem quase impossível.

Reduzir, Reutilizar, Reciclar


Ao reciclar, estamos a poupar matérias-primas virgens. Desta forma, a extração de minério, o abate de árvores e a extração de petróleo são adiados. A reciclagem de plástico ajuda a reduzir o consumo de petróleo; a reciclagem de embalagens de metal ajuda a reduzir a utilização de minério; o vidro reciclado evita a utilização de mais areia para produzir vidro; o papel reciclado utiliza menos energia e água do que o fabrico a partir de fibras vegetais; e a reciclagem de embalagens de madeira significa que são abatidas menos árvores. E se uma caixa de cartão não couber no ecoponto, deve ser partida e achatada, o que reduz o volume do cartão e cria mais espaço para as coisas dos outros!




 
 
 

Comments


bottom of page