top of page

Comunidade Britânica testa novo sistema de recolha de resíduos alimentares

Os residentes em Heysham estão a fazer a sua parte no combate às alterações climáticas, participando num ensaio de reciclagem de resíduos alimentares.


10 Maio 2021 Lancaster Guardian


As famílias britânicas deitam fora atualmente cerca de 7,2 milhões de toneladas de alimentos por ano. Como parte da estratégia do governo para combater as alterações climáticas e as emissões de gases com efeito de estufa, prevê-se que não falte muito para que os conselhos sejam solicitados a fornecer um serviço semanal de recolha de resíduos alimentares.


Para ajudar a preparar potenciais mudanças, a Câmara Municipal de Lancaster está a trabalhar em parceria com a Câmara Municipal de Lancashire, a autoridade de gestão de resíduos, para experimentar um serviço semanal de recolha de alimentos dentro de uma área designada do distrito.



O objectivo do ensaio que começou esta semana é testar o impacto da recolha de resíduos alimentares adicionais nos actuais serviços de resíduos e reciclagem da Câmara Municipal, e que a Câmara Municipal teste o seu processo de triagem e compostagem.


O ensaio original, cujo início estava previsto para março do ano passado, foi suspenso em resultado da pandemia de Covid-19.


Mais de 1000 lares no Parque Windermere/Saxon Heights, Tomlinson Road e Bradford Grove receberam um carrinho de compras, fornecimento de sacos de lixo compostáveis e instruções passo a passo para ajudar os residentes a desempenharem um papel eficaz no julgamento.


Todos os resíduos alimentares podem ser reciclados, incluindo restos, cascas, produtos lácteos, fruta e vegetais, massas, pão, bolos, carne, peixe e ossos e borras de chá e café.

Os participantes no ensaio foram convidados a colocar os seus caddies no seu dia normal de recolha (todas as segundas-feiras) ao lado dos seus outros contentores e caixas.


O conselheiro David Brookes, membro do gabinete para os resíduos e reciclagem, disse: "Em peso, os alimentos constituem quase um quarto do contentor cinzento de uma família média, pelo que encontrar uma melhor forma de lidar com eles pode fazer uma grande diferença.

"A compostagem de resíduos alimentares irá reduzir substancialmente a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa em comparação com o seu envio para aterro, onde se decompõe sem oxigénio e liberta metano - um gás com efeito de estufa que tem um efeito muito mais forte no aquecimento global do que o dióxido de carbono.


"A realização deste ensaio colocar-nos-á numa boa posição se, como esperado, a recolha semanal de resíduos alimentares se tornar o padrão nacional exigido nos próximos anos. É também um passo na direção certa, como parte dos esforços do conselho para enfrentar a emergência climática".




17 views
bottom of page