top of page

Inês Machado, de 15 anos, dedica nova reportagem à água invisível dos alimentos

  • 10 hours ago
  • 1 min read



A jovem repórter Inês Machado, de 15 anos e aluna da Escola Secundária de Felgueiras, apresentou uma nova reportagem de vídeo, intitulada “Pegada Hídrica”, realizada no âmbito do programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), uma iniciativa internacional da Foundation for Environmental Education, implementada em Portugal pela ABAAE.


Na reportagem, a jovem alerta para a chamada “água invisível” presente nos alimentos, explicando que uma refeição de fast food pode consumir milhares de litros de água antes de chegar ao prato. O trabalho evidencia que a produção de carne, batatas, pão, queijo e refrigerantes depende de grandes quantidades de recursos hídricos, contribuindo para a pressão sobre os ecossistemas.


Sem defender a eliminação destes alimentos da dieta, Inês Machado convida à adoção de escolhas mais conscientes, privilegiando produtos frescos, locais e menos processados. A reportagem conclui que pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem beneficiar simultaneamente a saúde e o ambiente, lembrando que “o futuro do planeta começa no prato”.


 
 
 
bottom of page