top of page

Famílias portuguesas são as que mais comida desperdiçam na União Europeia




No ano de 2020, em plena pandemia de Covid-19, cada português desperdiçou, em média, 184 quilogramas de alimentos, acima da média da União Europeia, que é de 127 quilogramas, indica um balanço feito pelo Eurostat e pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).


Na tabela dos países com maior desperdício, Portugal aparece na quarta posição, sendo ultrapassado, apenas, pela Grécia (191 quilogramas), Dinamarca (221 quilogramas) e pelo Chipre (397 quilogramas. Não obstante, olhando apenas para o desperdício alimentar nas famílias, Portugal ocupa o primeiro lugar, com 124 quilogramas per capita.


Maior desperdício acontece nos lares

De acordo com os dados, é nos lares que se desperdiça mais comida, num total de mais de 1,2 milhões de toneladas. Do valor médio de 127 quilogramas per capita, mais de metade (70 quilogramas) tem origem nos lares.


A produção de produtos alimentares e de bebidas surge no segundo lugar (23 quilogramas), seguindo-se a agricultura e pescas (14 quilogramas), a restauração (12 quilogramas), a venda a retalho e a distribuição alimentar (nove quilogramas).




|Fonte: Grande Consumo, 18 de Novembro 2022

21 views
bottom of page