top of page

Cabaz de verão 10% mais caro e há mais desperdício alimentar adianta a To Good To Go

  • Writer: UCD
    UCD
  • 9 hours ago
  • 2 min read

Segundo o Eurostat, em 2024, o valor gasto em alimentação por pessoa, em Portugal, foram 3.300 euros. Portugal foi o terceiro país da União Europeia com maior despesa, sem descontar a inflação, indica a To Good To Go.


Hipersuper


ree

Para além da subida de preços nos produtos mais consumidos no Verão, a Too Good To Go alerta que os portugueses continuam a desperdiçar mais fruta e legumes nesta altura do ano. Entre os produtos com maiores subidas de preço estão o tomate chuchu, a cebola e a batata vermelha, todos com forte presença na alimentação sazonal.


Em relação ao desperdício alimentar, um estudo conduzido pela Appinio para a Too Good To Go, no verão anterior, indicou que “48% dos portugueses admitem que mais fruta e 28% mais legumes e vegetais acabam descartados nesta altura do ano traduzindo-se num duplo impacto: famílias que gastam mais e, ao mesmo tempo, perdem parte do que compram”.

As razões para este aumento do desperdício são múltiplas: 64% dos inquiridos, no estudo, apontam ainda o calor como fator que acelera a deterioração dos alimentos, 53% referem os excedentes resultantes de eventos sociais e 42% mencionam o consumo acrescido de produtos frescos, com prazos de validade mais curtos.


Segundo o Eurostat, em 2024, o valor gasto em alimentação por pessoa, em Portugal, foram 3.300 euros e o país foi o terceiro país da União Europeia com maior despesa, sem descontar a inflação, cita ainda a plataforma que liga os utilizadores a lojas parceiras para salvar alimentos não vendidos e impedir que sejam desperdiçados.


Para diminuir o gasto e o impacto do desperdício, a Too Good To Go indica  organizar as refeições, conservar corretamente os alimentos e reutilizar excedentes. “Além disso, ao salvar comida 1 a 2 vezes por semana com a Too Good To Go, é possível economizar cerca de 620 euros por ano, combinando a redução do desperdício alimentar com um alívio significativo no orçamento familiar”, defende.


A Too Good To Go é uma empresa de impacto social com selo B Corp , com mais de 100 milhões de utilizadores registados e 175 mil parceiros ativos em 19 países da Europa e da América do Norte. A app chegou a Portugal em outubro de 2019 e já conta com uma comunidade de mais de dois milhões de utilizadores e mais de 4000 estabelecimentos. “Uma comunidade que junta já salvou mais de cinco milhões de Surprise Bags um pouco por todo o país, o equivalente à emissão de 13.500 toneladas de CO2e”, refere.




 
 
 

Comments


bottom of page