top of page

Ação transforma desperdício de alimentos em doações para ONGs


 

A startup já distribuiu mais de 2 mil toneladas de alimentos e beneficiou cerca de 250 ONGs agora na pandemia


©Shutterstock



A startup Connecting Food é o primeiro negócio de impacto social no Brasil que está transformando o desperdício de alimentos em doação para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade.


A startup já distribuiu mais de 2 mil toneladas de alimentos e beneficiou cerca de 250 organizações sem fins lucrativos com as suas ações. Com os alimentos arrecadados, mais de três milhões de refeições com frutas, legumes e verduras foram feitas.


Em agosto de 2020, durante a pandemia, o projeto foi selecionado para o Programa de Aceleração Social Impactô – Especial COVID-19, uma iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com o Instituto Ekloos.


Com a pandemia, a fome voltou para a mesa dos brasileiros e houve um aumento da desigualdade e do desemprego no país. O negócio social surgiu principalmente com o objetivo de diminuir os impactos da fome durante a pandemia.


O projeto funciona da seguinte maneira: redes varejistas contratam a Connecting Food, que faz a seleção e conexão com ONGs próximas das lojas que receberão os alimentos. Todo o processo é monitorado e indicadores são gerados para uma melhor gestão de estoques.



| Fonte: Observatório do Terceiro Setor (Brasil), 17 Maio 2021

bottom of page