top of page

AUCHAN DISTINGUIDA NO COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR




A Auchan Retail Portugal foi distinguida com o selo da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), ‘Produção Sustentável Consumo Responsável’, pelo seu trabalho no combate ao desperdício alimentar, no âmbito do projeto estratégico “Militantes do desperdício zero”`.


Para esta distinção, contribuiu um conjunto de iniciativas que tem vindo a desenvolver, no sentido de responder ao compromisso de reduzir para cerca de metade, até 2025, o desperdício alimentar.


A campanha de Natal dos últimos dois anos foi uma das iniciativas da marca, com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Zero Desperdício como parceiros, que veio reforçar este compromisso e teve como protagonista a Birdbox, desafiando todos a ter um papel ativo no combate ao desperdício alimentar. As vendas em loja da Birdbox, nos anos 2021 e 2022, permitiram contribuir com cerca de 130 mil euros, o que representa cerca de 40.000 refeições solidárias disponibilizadas pela Cruz vermelha Portuguesa a cidadãos em condição de vulnerabilidade.


No âmbito da estratégia ‘Desperdício Zero’, a retalhista desenvolve iniciativas que passam, entre outras, por uma oferta comercial que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita, como é o caso da venda avulso, ou pela compra de produtos com desconto, cuja data de validade se aproxima do fim (produtos identificados com etiqueta laranja de desconto).


No combate ao desperdício alimentar, a Auchan Retail Portugal conta com outras iniciativas como a parceria com a Too Good To Go, desde 2020, que já permitiu salvar cerca de 175 mil refeições e reduzir cerca de 435 toneladas de CO2; ações de economia circular, como o pão para culinária (venda de pão do dia anterior, que pode ser utilizado para culinária a um preço mais baixo), o bolo de banana (feito com as bananas demasiado maduras da loja), o PET natural (carne em aproximação da data de validade, que vem diretamente da secção do Talho, para cães e gatos); e ainda a doação de excedentes à comunidade, nomeadamente, a instituições de solidariedade social, na proximidade das lojas. Fruto desta iniciativa foram doadas, em 2022, aproximadamente 2,9 milhões de euros.




|Fonte: Hipersuper, 14 de fevereiro 2023

14 views
bottom of page