3 dicas para ter as bananas sempre no ponto e levar como snack em viagem ou para trabalhar
 

transferir.webp

Compra sempre as bananas mais maduras do supermercado? Pode não ser a melhor ideia se não for consumir de imediato. Saiba como escolher bananas para garantir um snack prático e saboroso.

A banana é um dos frutos mais gulosos e adorados de sempre, que tanto vai bem em cima de umas panquecas, como ao natural. É também prático, razão pela qual é escolhido como snack para levar para qualquer lado, incluindo em viagem. Só que neste caso tanto pode ser consumida no imediato como dias depois da partida, colocando em risco a sobrevivência da banana.

Isto porque o fruto pode tornar-se rapidamente em desperdício, mas há várias formas de o evitar. Uma delas é escolher bem as bananas, isto é, o ponto de maturação a pensar na altura em que as pretende consumir.

"Lembre-se, pode sempre selecionar uma ou duas bananas de qualquer cacho — escolha aquelas que estejam no melhor estado de amadurecimento para si", disse Molly Siegler, à frente do programa de desenvolvimento culinário da Whole Foods Market, ao "Travel + Leisure". "Recomendo sempre escolher vários tipos de maturação — umas mais verdes para o fim da semana, várias amarelas brilhantes com pontas verdes e uma uniformemente amarela para comer no próprio dia", continua.

Mas as dicas não ficam por aqui. Para comer em casa, levar em viagem, para o ginásio ou trabalho, eis 3 dicas para preservar as bananas.

1. Não misturar com maçãs

"Uma das coisas mais importantes é escolher na loja e, ao chegar a casa, guardar as bananas longe de outras frutas, especialmente maçãs, que também liberam gás etileno e podem acelerar o processo de amadurecimento", explica o especialista.

2. Não lavar


“Não lave os produtos até os ir comer ou cozinhar, porque lavar demasiado cedo pode levar ao seu apodrecimento", diz Siegler. "A maioria dos alimentos funciona melhor com mais circulação de ar, por isso considere esse aspeto ao armazenar frutas e legumes", continua.

Reutilize as folhas de alumínio

A folha de alumínio é óptima para simplificar a limpeza e impedir a colagem de alimentos, mas também pode ser reutilizada. Desde que não esteja rasgado ou extremamente suja, basta limpá-la (ou até pô-la na máquina de lavar louça), dobrá-la e guardá-la para outra utilização.

Outra forma de retardar o amadurecimento das bananas é colocar papel de alumínio no topo do cacho, dica da Phenix Portugal, plataforma de combate ao desperdício alimentar, para "impedir a fuga de etileno e desacelerar o processo de amadurecimento".

3. Congelar ou dar-lhes outra vida

Se seguir a dica de Molly Siegler e escolher bananas com vários pontos de maturação, pode acontecer que, por não consumir no tempo que previa, as mais maduras acabem por passar do ponto de que gosta. Mas nada está perdido.

Das duas uma: ou tira a pele e congela para usar mais tarde em smoothies ou papas de aveia, por exemplo — congelar retarda o processo químico que amadurece as bananas e permite reservá-las até seis meses — ou usa de imediato noutras receitas.

A Too Goo to Go, que disponibiliza por um menor preço excedentes alimentares de estabelecimentos na área da restauração, lançou um desafio e pediu ideias sobre como aproveitar bananas em fim de vida. Eis algumas: panquecas, pão de banana, gelados e batidos. Existe ainda outra ideia para dar uso às cascas. O que diz a bacon de banana? Siga os passos.

Fonte: Público