top of page

Ao desperdiçar, não está a ajudar!

toranja

A cada dia que passa o tema do desperdício alimentar faz mais sentido!


A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), como Autoridade Nacional responsável pela Gestão do Sistema de Segurança Alimentar, é muito sensível a esta temática, permanecendo firme no apoio às iniciativas que incentivam a redução do desperdício alimentar.

Uma das medidas de sensibilização foi a criação de um panfleto direcionado a todos os que frequentam restaurantes, cantinas e outros locais de distribuição de refeições cozinhadas. O objetivo é transmitir a mensagem que este assunto não deve ser apenas uma matéria associada às indústrias e às empresas de comércio de produtos alimentares, antes uma questão que envolve todos os intervenientes na cadeia alimentar, pelo que apelar à atitude individual promove o sentido da responsabilidade coletiva. E se todos mudarmos, o mundo também muda!

Segundo Maria Manuel Mendes, diretora de Serviços de Segurança Alimentar, qualquer forma de sensibilização para o desperdício alimentar é um instrumento fundamental para transformar comportamentos. Sensibilizar é invocar a tendência do ser humano para a mudança de condutas e comportamentos. Tomar consciência dos motivos que nos levam a pedir o que sobra de uma refeição, demonstra gratidão para quem os produz e gera novos hábitos que respeitam as pessoas e o ambiente.

Com pequenos gestos podemos reforçar a verdadeira motivação para uma mudança de atitude firme e consciente no sentido de uma alimentação mais sustentável. 

Para si ou por outra razão, para o lixo é que não. Se sobrar, peça para levar!

bottom of page