9 dicas para reduzir o desperdício alimentar

Cerca de um terço de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados ano após ano. São qualquer coisa como 1,3 mil milhões de toneladas de comida. Dessas, 20% corresponde a desperdício gerado em casa.

O que podemos fazer?

Encontre aqui alguns conselhos para o ajudar a combater o desperdício alimentar.

1 | Não é preciso ser um génio para arrumar comida no frigorífico

Certifique-se que arruma a comida mais fresca no fundo do frigorífico, deixando a que está lá há mais tempo na frente, de forma a usar primeiro o que tem que ser consumido. Sim, é tão simples quanto isso!

2 | O seu congelador é um amigo

Congele os seus restos em sacos com a data, para poder consumi-los mais tarde com toda a confiança.

3 | Planeie as suas refeições antes de ir ao supermercado

Se pensar nos seus menus e fizer a sua lista de acordo com isso, não só vai poupar muito dinheiro, como montes de sacos de lixo.

4 | Faça as frutas e vegetais durar mais tempo

Guarde-os embrulhados em papel de cozinha, que vai absorver a humidade e ajudar a mantê-los frescos mais tempo.

5 | As bananas não têm que morrer tão depressa

Se embrulhar o talo do cacho, vão durar mais tempo – e também pode usar as que ficam assim mais escuras em receitas alternativas.

6 | Desafie-se com o que tem

Tente cozinhar uma refeição com o que tem em casa – poupa dinheiro e quebra rotinas.

7 | Sirva-se mais vezes

Se servir menos comida em cada prato, as pessoas que quiserem mais vão repetir – um elogio para si -, enquanto a maioria vai deixar menos comida no prato.

8 | Faça snacks das suas cascas de batata

Lave as batatas, descasque-as e use-as para outra receita. Seque as cascas com papel de cozinha e use uma gordura mais saudável, sal e pimenta, ou qualquer outro tempero que lhe agrade, para as fritar até ficarem crocantes e já está!

7 | Use os restos de vegetais para fazer um caldo ou uma sopa

Aqueles vegetais – cenouras, courgetes, nabos, bróculos ou couves, por exemplo – que começam a ficar feios podem ter um destino diferente do caixote do lixo. Depois de cozinhados, podem ser a base para uma sopa deliciosa e nutritiva. Outra opção é usar os vegetais como base para um caldo de legumes, que pode ser usado em diferentes pratos como forma de intensificar o sabor.

Fonte: Be the story