top of page

Refood Setúbal – Quando a boa vontade causa um impacto social e ambiental

 

Eliminar o desperdício alimentar e ajudar quem mais precisa é a nossa missão. A REFOOD é uma organização de voluntariado que envolve toda a comunidade para resgatar alimentos e refeições. Por isso, aquilo que fazemos reduz o impacto negativo da biomassa que degrada o meio ambiente em aterros. Assim, conseguimos diminuir a nossa pegada ecológica ao recolher alimentos e entregá-los a quem mais precisa.

Como funciona?

É simples, os nossos superpoderes estão na boa vontade dos nossos voluntários e na inclusão de instituições públicas ou privadas, empresas e pequenos negócios presentes na comunidade. Cada entidade é convidada a participar no movimento da REFOOD, na medida que seja mais adequada à sua realidade, segundo o seu próprio interesse, disponibilidade e boa vontade.

Depois, realizamos a recolha dos alimentos de carro, a pé ou de bicicletas, em equipa, onde fortalecemos o espírito de comunidade solitária e garantimos sempre o fornecimento diário de alimentos nutritivos em bom estado.

Tudo isto se resume ao poder de uma refeição ou referida por muitos como a hora mais importante. É um ritual essencial ao desenvolvimento humano, não só em função alimentar, mas como um momento de partilha e convívio social e emocional, que todos têm direito. Logo, se tens 2 horas por semana para lutar contra o desperdício alimentar e queres fazer a diferença na tua cidade, junta-te à REFOOD!

| Fonte: Distrito Online, 01 de Junho 2021

bottom of page