top of page

Prepare o cesto para colher maças grátis na capital

A iniciativa "Fita Amarela" chega aos pomares da cidade do Luxemburgo, permitindo aos residentes colher as maçãs nas árvores assinaladas. Saiba quais são os dias do evento.




É a primeira vez que vai decorrer na capital do Luxemburgo a iniciativa "Fita Amarela", que permite aos residentes colher durante quatro dias, gratuitamente centenas de maçãs dos pomares da cidade.


Uma iniciativa que visa reduzir o desperdício alimentar já que todos os anos quilos de fruta apodrecem nos pomares e caem no chão. Na época em que a fruta está pronta a ser colhida, a "Fita Amarela" permite evitar que se estrague e oferece aos residentes uma oportunidade de saborear fruta diretamente colhida das árvores.


Os primeiros dois dias de recolha gratuita decorrem já na próxima sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 setembro respetivamente, e os outros dois a 30 de setembro e 1 de outubro.


As frutas podem ser colhidas nos pomares públicos nos bairros do Grund e de Belair, unicamente nas árvores assinaladas com uma fita amarela.


"Quilos de frutas que podem ser utilizados para fazer sumos, geleias ou tartes", pelos residentes, escreve o Ministério da Agricultura, um dos organizadores da iniciativa juntamente com o Syvicol, o sindicato das cidades e vilas do país. A fita amarela serve também para evitar que as frutas sejam colhidas involuntariamente das árvores de propriedades privadas.


A "Fita Amarela" já decorre noutras cidades do país, mas é a primeira vez que a capital acolhe a iniciativa.



"Fita Amarela" na capital: Dias e horário


Durante quatro dias, os interessados podem recolher fruta gratuitamente, e para uso próprio, nos pomares da Klouschtergaart no Grund (Plaetisstraat) e no bairro de Belair (Avenida Gaston Diderich). Os funcionários do Departamento de Parques estarão à disposição para responder às perguntas dos interessados.


23 de setembro (12h às 19h)

24 de setembro (10h às 17h)

30 de setembro (12h às 19h)

1 de outubro (10h às 17h)


Para mais informações sobre a "Fita Amarela" e outros municípios participantes, consulte o site da iniciativa.



|Fonte: Wort, 17 de Setembro 2022

17 views
bottom of page