top of page

Portugueses comem menos carne e mais alimentos biológicos

Os resultados do terceiro inquérito nacional de sustentabilidade Missão Continente diz, entre outros aspetos, que “os portugueses reaproveitam refeições ao levar «marmita» para o trabalho".



Os resultados sublinham, ainda, que se compra, e consome, menos carne, apostando mais em alimentos biológicos e provenientes da agricultura sustentável.


Há uma preocupação maior, também, com a substituição de lâmpadas normais por lâmpadas de baixo consumo, com a redução do consumo de produtos descartáveis e de resíduos, assim como com a separação para reciclagem e o cultivo de uma horta.


Mais de 52 por cento dos inquiridos, sobretudo os mais jovens, consideram o desperdício alimentar um dos aspetos mais preocupantes do consumo alimentar, seguido do excesso de açúcares ou gorduras nos alimentos e da presença de pesticidas nos hortofrutícolas e cereais.

Promovido pela Missão Continente e com coordenação científica do OBSERVA, o terceiro "Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade" dá continuidade aos dois inquéritos anteriores (2016 e 2018) e aborda temáticas relacionadas com a alimentação, o desperdício alimentar, a economia circular e rastreabilidade dos produtos, a inclusão social, a produção nacional, a sustentabilidade ambiental e o consumo consciente.




|Fonte: Voz da Planice, 4 de Novembro 2022

5 views
bottom of page