top of page

Portugal e Luxemburgo: os campeões em desperdiçar comida

As famílias portuguesas são as campeãs do desperdício alimentar na Europa, seguidas das de Itália e Luxemburgo, revela um estudo do Eurostat. Veja quantos quilos de comida deita fora anualmente.



Em Portugal, cada cidadão deita para o lixo 124 kg de comida por ano, em casa e em média. É o valor mais alto de desperdício alimentar por famílias da Europa, como revela o estudo do Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia, com base em dados de 2020.

São 124 quilos de comida não aproveitada por cada português, ou seja, quase o dobro dos 70 quilos, em média, por habitante da União Europeia. Em segundo lugar, encontram-se as famílias de Itália que geram, anualmente e em média, 107 kg por pessoa de desperdícios alimentares.


Quantos quilos de comida deita fora?


O Luxemburgo surge em terceiro lugar na tabela, com cada habitante a deitar fora, em sua casa, 91 kg de alimentos. Os dados de 2020 são os mais recentes disponíveis e, como realça o Eurostat, dizem respeito ao primeiro ano da pandemia covid-19, com todos os confinamentos e restrições.


A Bulgária, com apenas 26 kg de desperdício por pessoa, seguida de Espanha, com 30 kg por pessoa, são os países onde os agregados familiares reaproveitam melhor os produtos alimentares.


O estudo do Eurostat separa o desperdício realizado ao longo da cadeia alimentar: famílias, restauração, durante o processo de fabricação de alimentos e bebidas, distribuição e retalho.

Cada europeu desperdiçou, em média, 127 kg de alimentos em 2020, gerando os agregados familiares 55% desses resíduos, e os restantes distribuídos pelos outras fases da cadeia alimentar.


O Eurostat revela que o não aproveitamento dos alimentos pelos agregados familiares é quase o dobro do desperdício que ocorre no processo de fabricação, onde existem estratégias definidas e aplicadas para reaproveitamento.


Já a restauração e similares é responsável por 12 kg de desperdício de alimentos por pessoa (9% do total).


Ao contrário do Luxemburgo, as famílias de França (61kg por habitante) e da Alemanha (78 kg por habitante) deitam para o lixo muito menos comida.


E, ao nível da restauração, de quanto é o desperdício? Portugal é o terceiro país onde mais alimentos vão para o lixo, com 23 kg/habitante em média, apenas superado pela Irlanda (36kg/habitante) e o Chipre (30 kg/habitante).


Já os restaurantes no Luxemburgo são mais poupados com apenas 14kg/habitante de comida deitada para o lixo.



Luta contra o desperdício


O "combate ao desperdício alimentar dos consumidores continua a ser um desafio tanto na UE como a nível mundial", sublinha o Eurostat, na apresentação do estudo.


Em setembro passado, por ocasião do Dia de Desperdício de Alimentos e Consciência sobre Resíduos Alimentares, um estudo sobre o comportamento e consumo dos residentes revelou que 91% dos agregados familiares deitam fora alimentos, com maior ou menor regularidade.

Também na mesma altura Claude Haagen, ministro da Agricultura, Viticultura e Desenvolvimento Rural, que apresentou o estudo, alertou para a necessidade de continuar a mobilizar e a sensibilizar os cidadãos para a luta contra o desperdício alimentar.





|Fonte:Contacto, 25 Outubro 2022

6 views
bottom of page