top of page

Phenix: já chegou a Setúbal a aplicação contra o desperdício alimentar

Pode comprar cabazes com os excedentes dos restaurantes a preços mais acessíveis.



Tal como a plataforma Too Good to Go, a Phenix é uma aplicação que pretende evitar o desperdício alimentar, numa altura em que os números de alimentos desperdiçados por ano são assustadores. O projeto internacional chegou a Portugal em 2016, mas só estava disponível nas regiões da Grande Lisboa, Grande Porto, Braga e Aveiro. A boa notícia é que Setúbal já se encontra na lista de localidades aderentes da Phenix.


O objetivo do projeto é ajudar os estabelecimentos comerciais a venderem os excedentes do dia a um preço reduzido. Mais do que poupar dinheiro numa refeição que noutra altura custaria o dobro, o objetivo é contribuir a reduzir a quantidade de alimentos que são deitados ao lixo. A oferta no concelho de Setúbal ainda é pouca, mas já é um passo gigante para o combate do desperdício alimentar na nossa cidade. Neste momento, as lojas parceiras da aplicação são a Secret Doughnuts, O Novo Melro e a Churrasqueira Calito.


Há cabazes disponíveis a partir de 2,97€ e nunca se sabe o que poderá vir dentro deles. São os próprios comerciantes parceiros que os fazem, consoante os excedentes que sobram. Por cada cabaz acumula pontos de fidelidade que poderá trocar por descontos nas próximas compras.


A Phenix chegou a Portugal no final de 2019 e conta já com mais de 700 parceiros. Nesta altura é muito provável que os excedentes aumentem, devido à quantidade de produtos que não serão vendidos, uma vez que os espaços estão encerrados e só conseguem fazer as entregas por delivery ou take-away.


Este projeto nasceu em 2014 e está presente em várias cidades de França — como Paris, Lyon, Rennes, Nantes, Grenoble, Montpellier, Toulouse e Dijon — mas também em Lausanne, Renes e Genève, na Suíça. Desde que foi criada já conseguiu evitar que 60 milhões de refeições fossem para o lixo bem como o desperdício de 150 toneladas de produtos.


|Fonte: NewinSetubal, 15 de Dezembro 2021

11 views
bottom of page