top of page

Phenix comemora 6 anos de atuação em Portugal com 29 milhões de refeições salvas




A Phenix, marca de referência no combate ao desperdício alimentar na Europa, comemora o seu 6º aniversário em Portugal, assinalando mais de 29 milhões de refeições salvas. Em 2016, a empresa chegou a Portugal com o seu programa de conversão de excedentes de grandes superfícies comerciais em doações a IPSS, e, mais tarde, criou também uma app antidesperdício, que permitiu conectar o comércio local ao consumidor final.


Ao longo de 6 anos de atuação, e através de soluções criadas para facilitar o combate ao desperdício por parte de todos os portugueses, a Phenix ajudou a salvar quase 17 toneladas de alimentos, impedindo que mais de 33 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera. Em percentagens, e em relação ao ano de 2016, foram salvas pela empresa mais 68% de refeições, foram evitadas mais 61% de emissões de dióxido de carbono e, só nos últimos dois anos, o serviço de doações teve um crescimento de 63%. Ainda em relação a este programa, os produtos de limpeza (73%), os produtos para animais (73%), os produtos de pequeno-almoço (64%), os produtos de padaria e de pastelaria (59%) e os produtos têxteis (58%), compuseram os 5 tipos de artigos com maior taxa de doação sobre o desperdício, em 2022.


Por meio de uma ação contínua na gestão de recursos das empresas parceiras, através de uma auditoria inicial para aferir o nível de desperdício, e através da prestação de formação contínua na triagem, separação e acondicionamento dos excedentes, a Phenix já permitiu que mais de 1.072 instituições particulares de solidariedade social fossem beneficiadas. Atualmente, intervém em mais de 350 lojas de retalho, que incluem as insígnias Sonae, Brisa, E’leclerc, Hotéis Júpiter, entre outros.


App antidesperdício


Em paralelo com o programa de doações, a app antidesperdício da Phenix já tem presença em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra, conectando o excedente alimentar de pequenos estabelecimentos comerciais ao consumidor final, através de cabazes de alimentos, permitindo que estes sejam salvos do desperdício a um terço do preço habitual de venda ao público. Ao longo de três anos de existência, a aplicação já conta com mais de 210 000 utilizadores e com mais de 1 200 estabelecimentos aderentes.


Frederico Venâncio, diretor-geral da Phenix Portugal, orgulha-se destes seis anos de atuação e refere que “é com grande satisfação que vemos o culminar do esforço de toda a equipa Phenix em mais um aniversário. Particularmente nos últimos dois anos de trabalho, apesar do desafio que foi enfrentar uma pandemia, otimizámos e desenvolvemos novas tecnologias e plataformas, que resultaram em salvar, só em Portugal, mais de 13 milhões de quilos de alimentos. São muitas instituições e associações apoiadas, muitas famílias com refeições asseguradas, e este percurso enche-nos de orgulho. Um orgulho que queremos fazer chegar ainda a mais stakeholders, parceiros, instituições, e reguladores, de forma a mitigar o desperdício alimentar. Ainda há muito por fazer, e um esforço conjunto ainda maior é o que nos falta para continuarmos a fazer mais e melhor. O apoio e interesse de todas as partes é essencial para cuidarmos do nosso planeta, da nossa casa”.


Para 2023, a Phenix perspetiva aumentar os seus resultados, beneficiando ainda mais instituições e pessoas em situação de carência, e aumentando o seu número de parceiros doadores, que contribuem para a redução do desperdício e para um país socialmente mais responsável e sustentável.




|Fonte: Grande Consumo, 9 de Dezembro 2022

1 view

Comentarios


bottom of page