top of page

O alimento congelado que afeta (e muito) a saúde do coração

  • Writer: UCD
    UCD
  • 12 hours ago
  • 2 min read

Pode achar que é uma boa sugestão para ter sempre em casa, mas a verdade é que pode estar a prejudicar a sua saúde. Quem o diz são alguns nutricionistas. Veja o que está em causa e o que deve evitar.


Notícias ao Minuto



Existem alimentos congelados que podem facilitar a preparação de pratos e que até são saudáveis. Por outro lado, há opções que só afetam a sua saúde e é preciso ter algum cuidado. Por exemplo, existe um que prejudica (e muito) o seu coração. Saiba do que se trata.

A revista Parade falou com alguns nutricionistas para dar a conhecer o alimento congelado que pode estar a prejudicar a sua saúde cardiovascular. O melhor é ter atenção e evitar um consumo recorrente.


“Compreender como a alimentação afeta a saúde do coração permite que faça escolhas conscientes que podem reduzir o risco de ataques cardíacos ”, começa por dizer a nutricionista Michelle Routhenstein.


“Pesquisas mostram que 80 a 90% das doenças cardiovasculares são evitáveis ​​por meio de nutrição e estilo de vida baseados em evidências científicas, o que significa que o que come realmente importa”, continua.



O alimento congelado que afeta o seu coração

Um dos piores alimentos que pode ter no congelador são mesmo as pizzas. A verdade é que são ricas em gordura saturada, sódio, carboidratos refinados e outros alimentos processados que podem afetar o colesterol, o peso e o açúcar no sangue.


“A pizza em si não é necessariamente prejudicial à saúde. O grande problema reside na facilidade com que se consome uma grande quantidade de pizza, equivalente a várias porções de cada ingrediente, sem sequer perceber a quantidade ingerida”, conta Courtney Pelitera.


Desta forma, o problema pode estar em fazer das pizzas congeladas uma refeição recorrente. “A moderação é fundamental com qualquer pizza congelada”, diz Chris Mohr. “O excesso de sódio pode elevar a pressão arterial, causando retenção de líquidos e pode danificar o revestimento dos vasos sanguíneos. Com o tempo, esse aumento do stress nas artérias eleva o risco de acidente vascular cerebral e outras complicações cardiovasculares”, continua.


O excesso de gordura saturada é outro dos problemas a que deve estar atento. “O queijo mozzarella na pizza também é rico em gordura saturada, com cerca de quatro a cinco gramas por porção. As gorduras saturadas afetam os níveis de colesterol e podem aumentar o risco de doenças cardíacas”, diz Courtney Pelitera.


Pode estar a exagerar nas calorias que consome e esse é outro dos problemas a que deve estar atento. “Comer pizza congelada com frequência pode significar consumir regularmente calorias em excesso. O consumo excessivo regular de calorias pode levar ao aumento de peso e a maiores riscos para a saúde do coração.”


Como escolher uma pizza congelada saudável

Apesar de alguns riscos, irá conseguir comprar opções que não sejam tão prejudiciais. veja com atenção os rótulos e opte pelas que tenham menos quantidade de sódio. Opte também pelas que têm massa fina ou integral.


Pizzas que juntam mais vegetais são também uma escolha mais acertada. “Em vez de pepperoni, procure pizzas congeladas com cobertura de vegetais. Irá conseguir obter mais fibras, vitaminas e minerais.”


| Fonte Notícias ao Minuto, 27 de Janeiro 2026

 
 
 

Comments


bottom of page