top of page

Movimento Unidos Contra o Desperdício promove debate já amanhã




O movimento Unidos Contra ao Desperdício organiza amanhã, dia 29, uma conferência que tem como objectivo abordar os principais desafios da luta por um mundo em que nenhum alimento acaba no lixo. Actualmente, um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado, a cada ano e, em Portugal, mais de um milhão de toneladas de comida acaba no lixo, também todos os anos.


“Os vários sectores da cadeia alimentar não se têm poupado a esforços para acabar com este problema. É sobre estas boas práticas e sobre o compromisso colectivo que todos precisamos de assumir que vamos falar”, adianta a organização. O evento vai decorrer no Banco Alimentar de Lisboa, a partir das 17h. O primeiro painel será dedicado a “O Social, o Público e o Privado Unidos Contra o Desperdício” e contará com a presença de Maria do Céu Guerra, ministra da Agricultura, António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), e Hunter Halder, fundador e presidente da Refood. A moderação ficará a cargo de Francisco Guimarães, treinador de futebol.

Logo depois, é tempo de mesa redonda sobre “Marcas Unidas Contra o Desperdício”, no qual irá participar Maria João Vieira Pinto, directora de Redacção das revistas Marketeer e Executive Digest. Também subirão a palco Ana Catarina Fonseca, directora-geral da Direcção-Geral do Consumidor (DGC), João Correia Pereira, sócio-fundador da Judas, Nuno Fernandes Thomaz, presidente da Centromarca, e o chef Kiko Martins. Neste debate, a moderação caberá a João Kopke, surfista e contador de histórias.

O evento segue com “Um Compromisso Unido Contra o Desperdício”, momento da responsabilidade de Gonçalo Lobo Xavier, director-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), na qual participarão os representantes das 11 principais cadeias de distribuição alimentar em Portugal.

Para fechar, Marcelo Rebelo de Sousa é o convidado de honra. O Presidente da República irá protagonizar uma apresentação sob o mote “E Agora? Todos Unidos Contra o Desperdício?”.


|Fonte: Marketeer, 28 de Setembro 2021

3 views
bottom of page