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“Mãos à Sobra” é a nova websérie do Lidl sobre desperdício alimentar

O Lidl lança uma nova iniciativa que pretende promover um consumo mais consciente, dando dicas e ideias para cozinhar sem desperdiçar. Através do lançamento da websérie “Mãos à Sobra”, vai dar dicas de receitas que evitam excedentes alimentares, já que parte significativa do desperdício acontece dentro de casa.





No âmbito do desperdício alimentar, o Lidl aposta, desde sempre, numa estratégia integrada para a redução dos excedentes, através de diversas iniciativas que passam pela prevenção, venda a granel, doação de alimentos, transformação e também pela sensibilização para estilos de vida mais sustentáveis. Em conjunto, estas iniciativas pretendem reduzir os impactos ambientais e sociais da ação da empresa e sensibilizar a população para a importância do tem”, indica o Lidl em comunicado.


Websérie


A websérie “Mãos à Sobra”, disponível no Youtube do Lidl, desde 23 de maio, terá um novo episódio por mês e conta com a ajuda dos criadores de conteúdos Tuga na Cozinha (Miguel Telles) e Plant a Choice (Rita Tapadinhas), que abordam receitas e dicas de sustentabilidade, respetivamente.


O primeiro episódio tem como tema “Como aproveitar todas as partes do Frango”, dando não só ideias de várias receitas, como dicas de conservação de alimentos.


Desperdício alimentar


“O desperdício alimentar, assim como a desigualdade de acesso e consumo de bens alimentares, constitui um problema à escala global, pelo que é de extrema importância sensibilizar a população para uma mudança de comportamento e um consumo mais consciente”, considera o Lidl, que adota várias iniciativas nesse sentido. Uma dessas iniciativas é a entrega diária de frutas, legumes e carne, reduzindo ao máximo o tempo desde o produtor até à casa do cliente, assim como a figura do Responsável de Frescos, presente em todas as lojas, que tem a responsabilidade de salvaguardar a frescura das frutas e legumes à venda, monitorizando em intervalos regulares a sua qualidade.


O Lidl promove também a venda a granel/unidose, permitindo aos clientes escolherem exatamente a quantidade pretendida de produtos de padaria e pastelaria, assim como de fruta e legumes, peixe congelado ou marisco, evitando um consumo excessivo.


Através da gestão eficiente do inventário, as encomendas são ajustadas às necessidades de cada loja. Através de ferramentas de gestão, cada chefe de loja sabe exatamente as melhores quantidades a encomendar, evitando o excesso e o desperdício.


Outra iniciativa é a Data Limite Lidl(DLL), uma data anterior à de validade, que permite aos clientes comprarem os produtos com o tempo suficiente para os consumirem em segurança e, assim, reduzirem o desperdício alimentar em casa. Estes artigos têm um selo identificativo e são vendidos com 30% de desconto.


Além disso, com a aproximação do fim do prazo de validade, o Lidl aplica um desconto de 50%, ao abrigo da iniciativa “Bom demais para deixar para trás”. Em dois anos, este projeto evitou o desperdício de quase sete milhões de unidades de frescos, pão, carne e peixe fresco.


Finalmente, o Projeto Realimenta faz chegar a quem mais precisa produtos alimentares através das lojas, entrepostos e sede do Lidl, em parceria com 1.145 instituições sociais de âmbito local. Em 2022, o Lidl Portugal doou, através deste projeto, quase 3.700 toneladas de alimentos, que impactaram positivamente cerca de 197.500 beneficiários.



|Fonte: Grande Consumo, 24 de maio 2023

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