top of page

Iceland oferece alimentos que estejam no último dia da sua validade



Alimentos grátis no último dia da data de validade. Assim se resume a iniciativa “Free on Last Day of Life”, lançada recentemente pela cadeia britânica Iceland Foods, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar.


Especificamente, este projeto oferece aos e-shoppers produtos gratuitos quando atingiram o último dia da sua vida útil e não há mais stocks disponíveis. Assim, ao fazer uma encomenda online, se o único produto disponível cumprir a data de validade desse dia, será digitalizado e rotulado. Posteriormente, será colocado com o resto da encomenda e o comprador saberá da existência desse artigo gratuito antes da entrega. Toda a secção de pastelaria e padaria – fresca e refrigerada – está incluída.


1,3 milhões de produtos gratuitos

A Iceland Foods lançou, no verão passado, um teste piloto desta iniciativa em 40 estabelecimentos, que resultou na oferta de mais de 17 mil bens alimentares, equivalentes a um reembolso médio por comprador de 1,58 libras (1,87 euros) por encomenda. A cadeia de retalho diz que o teste foi um sucesso e que a iniciativa já foi implementada em mil lojas.


A cadeia espera oferecer aos clientes mais de 1,3 milhões de artigos gratuitos, ao longo do ano. “A redução do desperdício alimentar é uma grande prioridade para nós. Sabemos que o prazo de validade desempenha um papel importante na criação de alimentos excedentários, por isso, temos de encontrar uma forma inovadora de combater isso dentro das nossas lojas e no comércio online”, explica Richard Walker, CEO da Iceland Foods. “O programa ‘Free on Last Day of Life’ não só ajuda a reduzir o desperdício alimentar, como também ajuda os nossos clientes. Sabemos que o custo é fundamental para muitos dos nossos clientes e esta nova iniciativa permite-nos oferecer-lhes a oportunidade de reduzir os seus talões de compras semanais e ajudar a reduzir o desperdício alimentar“.



|Fonte: Grande Consumo, 25 de Outubro 2021

10 views
bottom of page