Espaço Guimarães combate desperdício alimentar e entrega “sobras aos clientes”

Semanário V


O Espaço Guimarães promove a economia circular para um futuro mais sustentável. O centro comercial quer ajudar os clientes a não desperdiçarem as sobras das suas refeições e lança uma iniciativa inovadora de combate ao desperdício alimentar.


A partir do mês de julho, vai poder levar para casa as sobras das suas refeições no food court do Espaço Guimarães. O centro comercial, gerido pela Klépierre, junta-se ao movimento desperdício zero e vai disponibilizar gratuitamente caixas de take-away no seu espaço de restauração.



Estima-se que os portugueses desperdiçam cerca de 1 milhão de toneladas de comida por ano. Se revertermos este número em refeições úteis, teríamos o suficiente para alimentar cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares. São valores alarmantes aos quais a Klépierre não fica indiferente.


O jantar de hoje pode ser o almoço de amanhã – é a mensagem chave da iniciativa do centro comercial que pretende apelar a uma mudança de comportamento por parte dos clientes, sensibilizando e incentivando-os a reaproveitarem os restos das refeições. As caixas de take-away são feitas de cartão ondulado nano-micro e vão estar disponíveis na zonas de restauração para serem utilizadas de forma consciente.


A nova medida nasce pelo forte compromisso do Espaço Guimarães com a sustentabilidade e proteção do ecossistema, enquadrado no eixo de responsabilidade social e ambiental Act4Planet. Já no passado, a Klépierre apresentou a plataforma Too Good To Go a todos os lojistas da área da restauração para que também se juntassem a este movimento.


| Fonte: Semário V, 15 Julho 2021

4 views