top of page

Dicas para organizar a lista de compras mensal adaptada a cada tribo alimentar

Como é que podemos economizar tempo, controlar a economia doméstica e ganhar rotinas novas na nossa alimentação? A Clevermeals deixa-nos algumas sugestões para tornar o processo mais fácil. Tudo a partir de um gesto rotineiro, elaborar a lista de compras.





Qual a importância de uma lista de compras?


Termos uma cábula que não nos irá falhar dá jeito em qualquer altura. Se nos ajudar a não esquecer nenhum artigo, a não acumular bens que não necessitamos e a controlar os nossos impulsos consumistas, é a lista ideal. Seja para as primeiras compras para o lar ou para agilizar as compras rotineiras da semana, o que é certo é que dá muito jeito ter uma lista de compras completa, bem estruturada e pensada. A Clevermeals deixa-nos algumas formas de como organizar melhor a sua lista de compras:


1. Defina com tempo um menu para a semana toda: se planear tudo à sexta-feira, por exemplo, definindo as principais refeições do dia, poderá facilmente estabelecer quais os artigos dos quais não poderá prescindir na sua lista de compras. Assim, comprará apenas o que irá utilizar, lutando contra o desperdício alimentar e evitando gastos excessivos no seu orçamento.


2. Dê prioridade ao que é mesmo essencial: coloque no topo da lista tudo aquilo que seja absolutamente imprescindível e que irá utilizar no seu dia a dia. Tenha em consideração os gostos e as necessidades do seu núcleo familiar e pondere sempre toda e qualquer aquisição.


3. Tenha a lista sempre à mão: coloque-a num local visível, seja o aparador do seu hall de entrada ou a porta do frigorífico. Sempre que precisar de a atualizar, basta ter uma caneta à mão. Se a sua lista for digital, qualquer smartphone ajudará. O que importa é que esteja num sítio acessível e que não se esqueça de levar a sua lista de compras quando for ao supermercado.


4. Seja organizado/a: Conhece bem o seu supermercado? Então isso já é uma grande ajuda. Se sabe exatamente onde ficam os corredores disto e daquilo, quando estiver a fazer a sua lista de compras coloque os produtos que pretende adquirir por categorias: alimentos e bens de primeira necessidade, itens de higiene, limpeza, entre outros. Irá entender que as suas compras são bem mais facilitadas através deste processo e que não perderá tanto tempo.


5. Defina quantidades exatas do que precisa. Veja aquilo que mais usa em sua casa e quais são as reais necessidades para determinado período de tempo, de acordo com a sua frequência de idas às compras. Assim, terá sempre um maior controlo do que tem na dispensa, evitará o desperdício e poupa alguns “trocos” no orçamento familiar.



O que não deve fazer enquanto está a planear a sua lista de compras


Depois de saber as boas práticas para fazer a sua lista de compras e perder menos tempo nesses momentos, é preciso ficar atento a algumas situações que podem ser evitadas. Aqui vão algumas sugestões do que deverá parar de fazer com a sua lista de supermercado:


1. Compras espaçadas no tempo: quanto mais espaçar as suas idas ao supermercado, pior. Geralmente, quem faz compras num período de tempo muito longo, compra muito mais do que deveria, por achar que a sua despensa está vazia. Neste caso, o orçamento familiar é que sofre e a sua frustração tenderá a aumentar. Sem contar ainda com o trabalho de fazer uma lista de compras enorme, porque terá que vasculhar o que falta e o que não falta para fazer uma lista bem mais completa. Normalmente, quem opta por esta opção acaba por estragar alimentos.


2. Não vá ao supermercado com fome: ir ao supermercado com fome pode ser um perigo, porque o que irá comprar será tudo aquilo que é saciante e não necessariamente saudável. Portanto, em vez de economizar, acaba por esgotar o orçamento familiar previsto para aquela semana ou mês. Evite ao máximo correr para o supermercado quando sentir fome ou quando não tiver absolutamente nada na sua despensa. A impulsividade não o levará a bom porto.


3. Evite levar as crianças para fazer as compras consigo: quem tem filhos sabe que fazer compras com os mais pequenos é sinónimo de gastar mais do que queria. Geralmente, as crianças agem por impulso, não se controlam e não têm noção de gastos, querem porque sim e porque lhes apetece. Sempre que possível, prefira deixá-los em casa, para evitar estar sempre a dizer-lhes que não e ter de lidar com birras. No entanto, se não tiver outra opção, há que conversar com os seus filhos antes da ida às compras, na tentativa de os sensibilizar para a existência de uma lista de compras previamente preparada, que terão de poupar e que terão de obedecer aos pais.


4. Vá à despensa, não compre sem saber o que há disponível: nunca faça uma lista de compras de supermercado sem antes conferir tudo o que tem e o que não tem. Irá fazer com que esteja atento às validades e quantidades dos produtos que tem em casa, para saber se expiram em breve e se terá ou não necessidade de comprar outro artigo do mesmo tipo. Esta é também uma dica de poupança, porque se as validades ainda não estiverem próximas de expirar ou se ainda tiver grandes quantidades de um determinado artigo, não precisará de gastar.

5. Não faça compras ao final do dia: termina o seu dia de trabalho e como tem um tempo livre acaba por passar no supermercado, muitas vezes sem lista e só porque sim. Isto irá resultar em compras impulsivas, para além de que encontrará muito menos oferta. Caso apareça algum imprevisto como um jantar inesperado, prepare rapidamente uma lista e vá ao supermercado. Organização e método é tudo o que precisa para que nada dê errado.


Três modelos de listas de compras para poupar tempo e dinheiro


Lista impressa - Com uma pequena pesquisa online encontrará inúmeros modelos que poderá descarregar e imprimir. Sempre que tiver de fazer compras, o modelo já estará guardado no seu computador e bastará voltar a imprimir. Assim, basta assinalar os produtos que estão em falta na despensa e aquando da compra, controlar se já tem tudo no carrinho. Simples, útil e prático. De qualquer forma, existem modelos digitais que nos ajudam a proteger o ambiente, não sendo preciso imprimir.


Lista digital - Os programas que temos no nosso computador já permitem fazer modelos de compras, cuja utilização é bastante intuitiva e acresce ainda o facto de conseguir planear tudo, sem ultrapassar o orçamento familiar semanal. Adapte o ficheiro às suas reais necessidades.


Lista online - Muitas plataformas de grandes superfícies tem esta opção e esta alternativa é cada vez mais utilizada por todos. Para além de ser uma solução rápida, é também uma forma de não ter de sair de casa com a funcionalidade de compras online. Consegue, em simultâneo, fazer a sua lista de compras e ainda organiza as refeições.



|Fonte: Sapo Lifesytle, 1 Dezembro 2022

51 views
bottom of page