top of page

Dicas e receitas para evitar o desperdício de frutas e legumes no Verão

  • 2 days ago
  • 3 min read

Um estudo realizado pela Too Good to Go revela que 76% dos portugueses desperdiçam mais frutas e vegetais no verão.



A época de verão é propensa ao aumento do desperdício alimentar. Sente que, nesta altura do ano, precisa de ter mais cuidado com as frutas e os vegetais que compra, em que quantidades, como armazená-los, e também dá por si a “correr” para inventar receitas de forma que não se estraguem? A Too Good to Go, empresa de impacto social com certificação B Corp, reconhecida pela sua aplicação líder global dedicada a salvar alimentos não comercializados e mitigar o excedente alimentar, partilha algumas dicas e receitas para contornar o desperdício no calor.


A altura do verão é a mais propícia ao desperdício alimentar, e 64% dos portugueses inquiridos num estudo recente da Too Good to Go afirmam que as temperaturas elevadas contribuem para a aceleração da deterioração dos alimentos, com foco na fruta, legumes e vegetais, considerados os alimentos mais desperdiçados durante a época de calor por 76% dos inquiridos. . Relembrando que tanto a fruta como os legumes são um benefício para a saúde, como também contribuem para reduzir o impacto ambiental.



Dicas para evitar o desperdício alimentar


A Too Good To Go partilha algumas dicas para combater o desperdício alimentar para fazer do seu verão um de desperdício zero:


  • Faça um inventário com todos os alimentos na despensa e, se fizer menus semanais, inclua-os nas receitas, de forma a poupar tempo e a evitar que os produtos se estraguem.

  • Fazer conservas de alimentos pode ajudar a reduzir a pegada alimentar. Deve colocar todos os alimentos que tiverem talo, como as couves e os brócolos, em recipientes com água. Já para os espinafres e o agrião, por exemplo, é recomendado envolvê-los num pano húmido e guardá-los sempre no frigorífico e amazenar fruta no frigorífico pode estender o seu prazo de validade.

  • Utilize o congelador para preservar a fruta madura. Se quiser dar sabor às suas bebidas de verão, tudo o que tem de fazer é pôr a fruta madura num balde de gelo. Dê asas à imaginação e surpreenda-se a si próprio com este truque.

  • Certos legumes e frutas, como o tomate, a banana e o abacate, emitem gás etileno durante o seu processo de amadurecimento. Este gás faz com que outros alimentos mais sensíveis

  • ao efeito, como as batatas, a alface, a cenoura e o pepino, por exemplo, amadureçam mais depressa. Separar estes dois tipos de alimentos pode mantê-los frescos durante mais tempo.



Como ser criativo com as sobras de alimentos


Mas como passar efetivamente à ação e ser-se criativo e prático, nomeadamente quando se faz comida a mais? Se precisa de ideias para como preparar e cozinhar as suas sobras de frutas e legumes, a Too Good to Go deixa duas receitas para refeições frescas e saudáveis para este mês de agosto.



Tarte de Puré de Batata

Fez demasiado puré de batata, e tem no frigorífico algumas sobras de vegetais? Há uma maneira fácil e deliciosa de os pôr em uso: fazendo uma tarte de vegetais que fica ótima tanto quente como servida fria.



Ingredientes

– Azeite


– Sobras de legumes: talo de brócolos, cenouras e courgettes funcionam lindamente


– 1 dente de alho


– Aproximadamente 100g de lentilhas


– Aproximadamente 250ml de caldo de legumes


– 200g de tomates cortados, frescos ou enlatados


– Sobras de puré de batata


– Queijo (como Gouda ou Cheddar) ralado



Modo de Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180º graus

  2. Saltear todos os vegetais em lume brando até estarem no ponto

  3. Adicione as lentilhas, o caldo de legumes e os tomates. Deixe ferver, e depois reduza o lume e ponha em lume brando até as lentilhas estarem no ponto

  4. Disponha a mistura numa forma, e espalhe o puré de batata. Depois, por cima, coloque a mistura de vegetais. Finalize com o queijo ralado.

  5. Deixe a tarte no forno até a cobertura estar dourada – leva cerca de 20-30 minutos.




Mousse de Melancia

Tem restos de melancia madura no seu frigorífico? Prepare uma receita refrescante e deliciosa para saborear depois da refeição.



Ingredientes

– 250g de polpa de melancia sem sementes espremida


– 150ml de natas


– 3 claras


– 5 colheres de açúcar


– 6 folhas de gelatina




Modo de Preparação

  1. Bata as natas em chantilly, junte o açúcar quando estiverem a ficar firmes e depois continue a bater um pouco mais. Reserve.

  2. Esprema o excesso de líquido da melancia, triture-a e elimine metade da água. Reserve.

  3. Demolhe as folhas de gelatina, depois derreta-as e envolva-as na melancia, mexendo até ficarem bem dissolvidas.

  4. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior, bem como as natas. Distribua por taças e leve ao frio até solidificar.



 
 
 

Comments


bottom of page