top of page

Dia Mundial da Alimentação: Como reduzir o desperdício alimentar em casa?

Sabia que todos os anos são desaproveitados mais de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo? Comece a combater o desperdício alimentar em casa já hoje com estas dicas.





A verdade é que todos os anos são desaproveitados mais de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo. Isto significa que estamos a rejeitar cerca de um terço da comida que produzimos. Segundo a Organização das Nações Unidas, o problema da escassez de alimentos que ainda se faz sentir em muitas partes do mundo poderia ser atenuado se reduzíssemos o desperdício alimentar.


Assim, para a assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra este sábado, dia 16 de outubro, o Casa ao Minuto enumerou algumas dicas, com a ajuda do Continente, que poderão ajudar a combater o desperdício alimentar em casa. Tome nota.



Planear as compras


Elabore uma lista de compras antes de ir ao supermercado. Porquê? Desse modo evita comprar produtos a mais, salienta o Continente. O mais aconselhável é aumentar a periodicidade das compras do que deixar passar a validade dos alimentos. Assim, cingindo-se à lista, estará também a poupar já que evitará compras por impulso.



Manter tudo à vista


Opte por armazenar os alimentos (incluindo as sobras) em recipientes transparentes. Deste modo, não se esquece do que está por utilizar. Mais ainda, organize o frigorífico e a despensa com frequência, para manter todos os produtos em fim de prazo à frente.



Reutilizar as sobras


Tente aproveitar o que resta das refeições noutros pratos. Pense sempre na melhor forma de reaproveitar os alimentos e de dar-lhes uma nova vida. Deste modo, poderá evitar descartar sobras, revela o Continente. Mas, se vir que não vai conseguir utilizar os produtos em tempo útil, poderá sempre congelá-los para usar mais tarde.



Consultar prazos de validade


Não se esqueça também de verificar as datas de validade dos alimentos e de dar preferência aos que apresentam um prazo de validade mais alargado. Quando utilizar os produtos, volte a consultar as datas e lembre-se de escolher as que estão mais perto de expirar.



Conservar bem os frescos


Sabia que os legumes e a fruta estão entre os alimentos mais desperdiçados? De forma a contornar o problema, o Continente sugere que tente esgotar os mais maduros antes de usar os mais verdes. Pode também tirar maior partido dos legumes e fruta utilizando as folhas, talos ou cascas para fazer molhos, caldos, sopas ou batidos, no caso das frutas.


Em suma, o importante é termos consciência do nosso desperdício e fazermos o possível para o evitar. Com uma melhor organização da sua cozinha e despensa, pode não só evitar o desperdício, mas também reduzir a sua despesa mensal, arremata o Continente.


|Fonte: Notícias ao Minuto, 16 de Outubro 2021

78 views
bottom of page