top of page

Coimbra Business School: “O Natal não é reciclável, mas as decorações são!”



A Coimbra Business School (CBS | ISCAC) lançou uma campanha de sensibilização ambiental intitulada “O Natal não é reciclável, mas as decorações são!”, mostrando que cada pessoa pode fazer a diferença ao colocar em prática pequenas acções de reciclagem e reutilização.


Numa altura em que se acumulam quantidades significativas de resíduos decorrentes da preparação das festividades de Natal ao enfeitar as casas e empresas, dos presentes de Natal trocados entre amigos e família e do desperdício alimentar muitas vezes fruto da ceia de Natal, a Coimbra Business School (CBS | ISCAC) lançou esta campanha no âmbito do projecto da Eco-escolas / Eco-campus desta Iistituição de Ensino Superior do Instituto Politécnico de Coimbra.


Nesta campanha, os alunos e comunidade local foram convidados a participar numa iniciativa que aplica alguns dos princípios da política dos 7 R’s [Repensar (os processos produtivos e as formas de descarte), Reduzir (o consumo, as embalagens, o desperdício), Reutilizar (o objecto para outro fim), Reaproveitar (reparar o objecto danificado antes de o eliminar), Reciclar (separar os resíduos e encaminhar para reciclagem), Recusar (embalagens, objetos desnecessários) e Recuperar (valorização térmica, compostagem de resíduos orgânicos)] através da construção de cinco árvores e um pequeno presépio construído com materiais reciclados e naturais.


A CBS | ISCAC recebeu da ABAE o galardão da “Bandeira Verde” nos últimos quatro anos, empenhando-se mais uma vez, no corrente ano lectivo, a continuar a sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade em quatro eixos: Água, Energia, Espaços Exteriores e Resíduos.


Integrada neste último eixo, a campanha natalícia da CBS | ISCAC envolveu alunos, seus pais ou filhos, funcionários docentes e não docentes da escola, empresas da região e o agrupamento de escuteiros 893 de São Martinho do Bispo. O desafio lançado resultou da leitura de vários artigos na Internet por alunos e docentes sobre reciclagem, os quais desenvolveram o projeto e construíram as árvores e presépio que esta escola convida a comunidade de Coimbra a visitar gratuitamente até ao Dia de Reis.


A primeira árvore com 1,5 metros de diâmetro por 1,75 metros de altura, encontra-se exposta na entrada principal da CBS | ISCAC e foi construída a partir de 990 cápsulas descartáveis de café que os alunos e suas famílias consumiram em suas casas, reaproveitando-se cerca de 1kg de alumínio e 5,5 kg de borras de café utilizadas para adubar as plantas da escola.


Em mais um exemplo de ligação da CBS | ISCAC à comunidade local, para a construção de uma segunda árvore de 3 metros de altura, que se encontra exposta no corredor central da escola, foram contactadas duas lojas de tecidos emblemáticas da Baixa de Coimbra, a Casa Coelho e os Tecidos de Coimbra. Este apoio visava a doação de material que seria desperdício da actividade destas lojas para a construção da estrutura desta árvore e/ou sua decoração.


Esta estreita ligação da CBS | ISCAC às referidas lojas deve-se ao facto de que na gestão de ambas as empresas se encontram alunos e ex-alunos desta escola. No conjunto das duas empresas foram doados cerca 13,5 metros de rolo de papelão usado para construir a estrutura da árvore e algumas aparas de tecido utilizadas para decorar frascos de iogurte vazios, transformando-os em personagens natalícias para adornar na referida árvore.


Para completar a decoração da árvore foram utilizadas tampas de garrafas PET, pinhas, duas garrafas de refrigerante 1,75 ml para construir a estrela, folhas e frutos (“pinha” redonda) de acer palmatum, árvore que existe na entrada da CBS | ISCAC.


Como entidade externa parceira da CBS | ISCAC no programa Eco-Escolas, também o Agrupamento de Escuteiros 893 de S. Martinho do Bispo contribuiu com o sisal que suporta a estrutura da árvore.


O “tronco” desta árvore é constituído por um presépio cuja estrutura foi elaborada com caixas das resmas de papel vazias e musgo e os personagens foram feitos em origami (dobragens de papel) a partir de folhetos de publicidade dos hipermercados.


Esta iniciativa da CBS | ISCAC é efectuada no seguimento da participação das várias escolas do IPC e da Câmara Municipal de Coimbra na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos intituladas “Têxteis Circulares & Sustentáveis – O lixo está fora de moda”, projecto internacional, coordenado a nível nacional pela Agência Portuguesa do Ambiente.


Com a terceira árvore, o grupo de coordenação da Eco-Escolas da CBS | ISCAC procurou chamar a atenção para o desperdício de materiais pouco habituais no âmbito dos trabalhos com material reciclado, construindo uma árvore com 30 rolos de papel higiénico que decora outra das paredes do corredor central da CBS || ISCAC, chamando a atenção para o elevado impacto ambiental da produção e descarte de um produto usado no quotidiano de todos nós, o papel higiénico.


Na biblioteca da escola pode ser visitada uma árvore de Natal construída com livros, demonstrando, à comunidade escolar que, para além do conhecimento e entretenimento que se pode obter da leitura de um livro, o mesmo pode ser usado como forma de decoração natalícia, sem perda da função principal do material utilizado para este fim.


Por último, mas não menos importante, foram construídas duas árvores de Natal decorativas colocadas na recepção dos Serviços da Presidência e do Gabinete de ligação da CBS | ISCAC à A3Es construídas com tampinhas para chamar a atenção para o elevado impacto ambiental do plástico que as tampas de bebidas (como águas, refrigerantes, sumos e iogurtes líquidos), materiais de limpeza, condimentos, frascos de produtos de higiene pessoal e tampas de caneta têm no planeta ao poderem demorar até 400 anos a se decomporem, terminando na maior parte das vezes, por interferirem negativamente nos mais variados ecossistemas como é o caso dos oceanos.


Este projeto foi liderado pelas coordenadoras da Eco-Escolas Lara Mendes e Joana Brás e da coordenadora Eco-Campus Rosa Nunes e pela docente Guilhermina Freitas da equipa dos Resíduos da Coimbra Business School | ISCAC.



|Fonte: Campeão das Províncias, 19 de Dezembro 2022

13 views
bottom of page