top of page

Cidade na Califórnia implementa novo sistema de recolha de resíduos alimentares


 

Caixas de pizza antigas, ossos de frango, restos de maçã serão em breve permitidos em caixotes de lixo da rua.


©Encinitas welcoming sign (Charlie Neuman)



A partir do próximo mês, os residentes da Encinitas poderão depositar os resíduos alimentares nos seus caixotes de lixo do pátio.


A mistura resultante de cascas de banana, núcleos de maçã e restos de fatias de pizza, juntamente com aparas de erva e ramos de árvores, serão recolhidos por camiões de lixo e levados para uma nova instalação de digestão anaeróbica em Escondido, onde serão convertidos em gás natural e fertilizante.


A Câmara Municipal de Encinitas aprovou na quarta-feira, 12 de Maio, vários aumentos de taxas relacionados com o novo programa, incluindo uma taxa temporária para materiais educativos e material de arranque para os residentes, bem como aumentos permanentes da taxa de recolha de lixo.


"Estou realmente entusiasmada por estarmos prestes a adotar este programa e a implementá-lo este Verão", disse a vereadora Kellie Shay Hinze.


O vereador Joe Mosca disse estar contente por tanto os resíduos alimentares como os resíduos do pátio estarem a ser transformados em produtos utilizáveis, observando que o gás natural produzido pela nova instalação de digestão pode ser utilizado para alimentar os camiões do lixo.


"Penso que isto é brilhante", disse ele.


Quando as novas taxas entrarem em vigor no próximo mês, os residentes da Encinitas que utilizam as latas de lixo padrão de 431 litros verão as suas contas aumentar em $6,18 de $22,15 por mês para $28,33. As pessoas que têm as latas "mini" de 159 litros verão as suas contas aumentar em $5,78 por mês de $14,50 para $20,28.


A maioria das pessoas em Encinitas paga agora o serviço de recolha de latas de lixo de 431 litros, mas mais pessoas poderão mudar para as latas de 159 litros assim que o novo programa começar e isso irá cortar as suas contas mensais de lixo, disse Jim Ambroso, director-geral da empresa de recolha de lixo EDCO da cidade.


"O que veremos é que o contentor do lixo terá cada vez menos lixo", disse, acrescentando que ele e a sua esposa descobriram que estão a produzir menos de um saco por semana de lixo, agora que estão a separar os seus resíduos alimentares.


Muitas cidades estão a iniciar programas de reciclagem de resíduos orgânicos na Califórnia devido à legislação estatal que visa reduzir a quantidade que acaba em aterros sanitários. Uma lei, a Lei do Senado 1383, apela ao estado para reduzir a eliminação de resíduos orgânicos dos seus níveis de 2014 em 75 por cento até 2025.


O enorme volume de alimentos que acaba no lixo é espantoso - 1,3 milhões de quilos de resíduos alimentares por mês só da Encinitas, disse Jessica Toth, a directora executiva do Centro Solana para a Inovação Ambiental.


Notando que ela vive em Encinitas, Toth disse que estava bastante feliz por pagar a maior taxa de lixo pelo novo serviço de compostagem. No entanto, as outras duas pessoas que falaram com o conselho na quarta-feira, 12 de Maio, disseram não ver necessidade do novo programa.


O residente da Encinitas Michael George disse que achava que o aumento da taxa era "um pouco louco", dadas as preocupações económicas nacionais. Ele disse que não deita fora tanta comida e que não pensa que o desperdício alimentar é um enorme problema de lixo.

A outra pessoa disse que compostou quase tudo na sua casa e notou que um grande objeto de lixo - desperdício de animais domésticos - não será permitido nos caixotes do lixo de rua.


Os funcionários da empresa EDCO confirmaram isto, dizendo que as pessoas normalmente recolhem cocó de cão em sacos de plástico, o que coloca problemas de processamento para o novo sistema de compostagem, pelo que os resíduos de animais de estimação não serão permitidos nos caixotes de lixo de rua.


Os artigos que serão permitidos a partir do próximo mês incluem todo o tipo de restos de comida, desde cascas de banana a hambúrgueres meio comidos. Também são permitidos produtos de papel sujo de alimentos, desde sacos de chá a caixas de pizza, bem como as folhas, ramos e restos de erva do quintal que já são permitidos.


Para dar aos residentes um local para colocar os seus resíduos alimentares antes do dia do lixo, a cidade irá distribuir contentores especiais de armazenamento de carrinhos de cozinha no final deste mês e sacos de papel para usar com os contentores, disseram os funcionários da cidade.


O novo programa de reciclagem de resíduos alimentares começará com os clientes do lixo residencial. Os clientes comerciais serão acrescentados no final deste ano, disse Ambroso.

A vereadora Joy Lyndes encorajou Ambroso a oferecer visitas públicas à nova instalação de digestão anaeróbia, dizendo "é muito mais interessante do que se possa pensar".



| Fonte: Encinitas Advocade (EUA), 16 Maio 2021

bottom of page