Sabia que, em 2019, mais de 931 milhões de toneladas de comida foram desperdiçadas? Este número equivale a cerca de 17% de toda a produção de alimentos de todo o mundo. Já em 2018, foram produzidas mais de 17 milhões de toneladas de roupa, das quais 11 milhões acabaram em lixeiras. Poupar o planeta não passa só pela reciclagem, mas cada vez mais é necessário utilizar ao máximo todos os recursos. Para tal, deixamos a sugestão de sete apps que pode usar para reaproveitar e combater o desperdício. OLIO Se tem em casa mais comida do que precisa e não sabe o que fazer com ela, esta app é para si. A Olio é uma plataforma de partilha de comida, onde pode dar ou receber alimentos, livre de custos. Os anúncios são colocados no estilo de uma loja online, e pode entrar em contacto diretamente com o anunciante para recolher as doações. A ideia foi concebida para criar uma rede de partilha entre vizinhos, mas também pode ser utilizada por lojas, mercearias ou padarias, para que a comida produzida não vá para o lixo.
PHENIX
Desenhada na forma de uma loja online, nesta aplicação pode comprar cabazes dos mais variados restaurantes, pastelarias e mercearias. A um preço simbólico, que ronda os € 4, obtém um saco com alguns produtos que não foram vendidos ao longo do dia. Na maior parte dos estabelecimentos, os cabazes são surpresa, isto é, não se pode escolher o que vem incluído. Noutros casos, podem vir discriminados os conteúdos do saco.
MAGIC FRIDGE
A falta de imaginação na cozinha é um problema de que todos sofremos um pouco, mas parece que toda a inspiração que vamos buscar ao Pinterest implica mais uma visita ao supermercado. A Magic Fridge permite-lhe adicionar todos os ingredientes que tem no frigorífico e, com os recursos disponíveis, gera uma série de sugestões para as suas refeições. Desta forma, consegue aproveitar os alimentos que já tem em casa e cozinhar pratos variados e inventivos.
TOO GOOD TO GO
Talvez já conheça esta app, que tem um conceito bastante semelhante à Phenix. Na Too Good To Go pode comprar uma “magix box” dos muitos restaurantes inscritos na plataforma, a um preço mais baixo. Os conteúdos excedentes não podem ser selecionados, pelo que poderá ter uma surpresa agradável no seu cabaz. Cada estabelecimento tem uma hora de recolha, em que deverão ser levantados os sacos.
TOO GOOD TO GO
Talvez já conheça esta app, que tem um conceito bastante semelhante à Phenix. Na Too Good To Go pode comprar uma “magix box” dos muitos restaurantes inscritos na plataforma, a um preço mais baixo. Os conteúdos excedentes não podem ser selecionados, pelo que poderá ter uma surpresa agradável no seu cabaz. Cada estabelecimento tem uma hora de recolha, em que deverão ser levantados os sacos.
SHPOCK
Numa espécie de OLX internacional, a Shpock permite-lhe comprar e vender produtos das mais variadas categorias, desde livros, itens de decoração ou acessórios de desporto. A vantagem desta app é a expansão do mercado, já que tem acesso a anunciantes por quase toda a Europa. Se comprar um produto no estrangeiro, não se esqueça que, para além do preço do artigo, terá de pagar pelos portes de entrega.
VINTED
Em vez de deitar fora, dê uma nova oportunidade às suas roupas. Nesta app, pode colocar à venda o que já não usa, e o seu artigo fica disponível no mercado português, espanhol e francês. A Vinted é de uso gratuito e ajuda-o a lutar contra o desperdício têxtil, ao mesmo tempo que pode renovar o seu guarda-roupa.
VESTIAIRE COLLECTIVE
Sabe aquela mala que anda a namorar há meses, mas, por mais que poupe, não a consegue pagar? Esta é a sua oportunidade para encontrar artigos de luxo a um preço acessível. A Vestiaire Collective é uma aplicação de venda e compra de roupas e acessórios de marcas de luxo em segunda mão. Nesta plataforma vai encontrar nomes como Balenciaga, Dior, Chanel, Prada e muitos outros. Todos os produtos podem passar pela central da empresa, onde a sua autenticidade é avaliada, para que tenha a certeza de que a sua nova compra é mesmo genuína.
Podíamos continuar esta lista, porque cada vez há mais opções ao nosso dispor para que participemos na luta contra o desperdício. Agora, cabe a cada um de nós. | Fonte: Vogue, 07 jul 2021
Comments