Redução do desperdício alimentar é a primeira solução para combater as alterações climáticas

Grande Consumo




A Danone e a Too Good To Go recordam que precisamos de reduzir para metade o desperdício alimentar no mundo, até 2050, se quisermos manter o planeta seguro. Para colocar o foco nesta conclusão, as Nações Unidas declararam, em 2020, o dia 29 de setembro como o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar.


Após as conclusões alarmantes apresentadas no último relatório do IPCC, é urgente que haja um maior esforço público, privado, coletivo e individual no combate ao desperdício alimentar para que seja possível construir um futuro mais sustentável. Nessa perspetiva, compete também às marcas e às empresas assumirem um papel cada vez mais ativo e catalisador da mudança.


Por estas e tantas outras razões, mas principalmente porque reduzir o desperdício alimentar é a solução número um para combater as alterações climáticas, a Danone reforça o seu compromisso no combate ativo à sua redução celebrando parceiros, como a Too Good To Go, que fornecem soluções e iniciativas simples e escaláveis para que qualquer operação e negócio possa tomar uma ação e causar impacto positivo nesta luta que é global.


Ao combater o desperdício alimentar, pode-se reduzir a procura global por alimentos, utilizando, assim, menos recursos e reduzindo as emissões globais de gases de efeito estufa. O impacto desta redução seria tão significativo que a organização Project Drawdown rotulou a redução do desperdício alimentar como a ação número um que os indivíduos podem levar a cabo para combater as alterações climáticas.


Parceria


A Danone, desde o início da sua parceria com a aplicação Too Good To Go, já conseguiu evitar o desperdício de 6.667 Magic Boxes nos seus seis locais de recolha, o que equivale a 16.667,5 quilogramas de CO2 que foram evitadas na atmosfera.


A par da parceria com a Too Good To Go, a Danone continua ainda a salvar alimentos através dos donativos que semanalmente envia para o Banco Alimentar e a Refood. Todos os meses, doa uma média de 49 mil packs de iogurtes e leites fermentados a quem mais precisa, contribuindo, assim, para que todos tenham acesso a uma alimentação saudável e de qualidade.


Para além disso, e reconhecendo a importância da redução do desperdício alimentar, a Danone associou-se ainda ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, um movimento cívico e nacional, agregador e educativo, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar.


|Fonte: Grande Consumo, 29 de Setembro 2021

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