Vendas da Birdbox da Auchan permitiram oferecer cerca de 20 mil refeições

Grande Consumo




As vendas da Birdbox, a embalagem lançada pela Auchan Retail Portugal, durante a sua campanha de Natal, com o objetivo de promover o combate ao desperdício alimentar, permitiram oferecer cerca de 20 mil refeições solidárias.


Sob o mote “Estarmos juntos não é para desperdiçar”, a ação decorreu durante o mês de dezembro, em parceria com a Cruz Vermelha e a Zero Desperdício, e conseguiu angariar mais de 70 mil euros.


É com imenso orgulho que nos associámos, mais uma vez, à Cruz Vermelha e à Desperdício Zero numa ação pioneira no nosso país. Com o lançamento desta campanha, conseguimos aliar o nosso compromisso de combate ao desperdício alimentar à responsabilidade social. Todos nós sabemos que, culturalmente, o Natal é uma época em que a preocupação para que nada falte conduz a mais excessos e mais desperdício. Neste contexto quisemos incentivar os consumidores a conservarem e partilharem os alimentos não consumidos com a família e amigos, não só nesta época, mas ao longo de todo ano”, destaca Clara Costa, diretora de Marca e Transformação da Auchan Retail Portugal.


Ajudar a Cruz Vermelha


Quase 50 mil portugueses responderam ao desafio da Auchan e levaram para casa a Birdbox, composta por três caixas herméticas indicadas para guardar e partilhar as sobras das festividades, e que incluía ainda um guia digital com dicas e receitas para ajudar a combater o desperdício nas suas casas. Por cada recipiente vendido, 1,5 euros reverteu a favor da Cruz Vermelha.


A Auchan é já um parceiro fiel a boas causas e esta ação revelou, uma vez mais, que ações conjuntas podem transformar vidas. Esta parceria vem contribuir para garantir a capacidade de resposta da Cruz Vermelha no terreno, junto dos mais vulneráveis. Bem sabemos como a alimentação é uma necessidade básica e que, negligenciada, pode ter um impacto irreversível na saúde. Conseguir que pessoas em situação de extrema fragilidade possam contar com produtos alimentares e refeições quentes é muito tranquilizador, sobretudo quando a satisfação destas necessidades é acompanhada por um trabalho que promova a sua autonomia. Esta iniciativa, em cooperação com a Auchan na venda das BirdBox contra o desperdício alimentar, veio a revelar-se um verdadeiro sucesso. A sociedade envolveu-se e tornou possível chegar a mais pessoas“, partilha Ana Jorge, presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.



Desperdício alimentar


A redução do desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal, que aposta numa gestão operacional rigorosa e na formação dos seus colaboradores para minimizar perdas. No âmbito da estratégia Desperdício Zero, a empresa desenvolve iniciativas que passam por uma oferta comercial que permite ao cliente comprar apenas a quantidade de que necessita, como é o caso da venda avulso, ou comprar com desconto produtos cuja data de validade se aproxima do fim. Na área self-discount, são também vendidos frutas e legumes com características estéticas que, por norma, retirariam estes produtos do circuito comercial.


A retalhista tem também parcerias com diferentes empresas e associações, como a Zero Desperdício, que ajuda a encaminhar os seus excedentes alimentares para quem mais precisa. Em 2020, foram doadas mais 2,1 mil toneladas de produtos alimentares que apoiaram cerca de 150 instituições, de norte a sul do país.


Em parceria com a Too Good To Go, são ainda disponibilizadas Magic Boxes em 32 hipermercados/supermercados e 26 lojas MyAuchan, uma iniciativa que já salvou cerca de 100 mil refeições e evitou a emissão de mais de 250 toneladas de CO2 equivalentes.


Ainda neste caminho de combate ao desperdício, recorde-se que a Auchan foi a primeira insígnia da distribuição a aderir ao movimento cívico e nacional Unidos Contra o Desperdício, em novembro de 2020.




|Fonte: Grande Consumo, 22 de Fevereiro 2022

13 views