top of page

Sonae MC usa modelo analítico para combater o desperdício alimentar. Ferramenta já ativa.

A consultora LTPLabs desenvolveu um modelo analítico para a Sonae MC capaz de calcular a probabilidade de escoamento de cada produto, promovendo o consumo e evitando o desperdício alimentar


Visão



A consultora portuguesa especializada em analítica avançada LTPLabs desenvolveu um modelo analítico para a Sonae MC que define qual o melhor desconto a aplicar a produtos que se aproximam do fim de validade, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar. A ferramenta calcula a probabilidade de escoamento de cada produto e suge o desconto ideal a aplicar a cada item.


O sistema está a ser aplicado já em todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, da Sonae MC, calculando-se o melhor desconto a aplicar nos produtos que estão prestes a perder a validade. “A ferramenta calcula a probabilidade de venda de cada produto, em cada loja, a diferentes preços, estimando assim a taxa de escoamento de um determinado artigo”, lê-se no comunicado de imprensa.


O modelo tem em consideração dados financeiros e de performance do produto e operacionais das lojas, determinando qual a percentagem de desconto a recomendar para promover o consumo, com um preço mais competitivo para o consumidor.


Luís Guimarães, partner da LTPLabs, explica que “a proposta de valor apresentada pela ferramenta compreende três modelos analíticos diferentes, que atuam em simultâneo e que permitem caracterizar o produto e as suas probabilidades de venda a diferentes preços”.


“O Continente tem vindo a dinamizar parcerias entre a produção, a indústria e o retalho, que permitem desenvolver importantes projetos de inovação e combater o desperdício gerado ao longo da cadeia. É nossa ambição continuar a contribuir para a transformação do setor alimentar”, descreve Miguel Ramos, Diretor de Desenvolvimento de Operações da MC.





|Fonte: Visão, 03 de Janeiro de 2023

6 views
bottom of page