RIBEIRA BRAVA REALIZA AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

JM Madeira



O Desperdício Alimentar foi tema de uma ação de sensibilização realizada ontem no Lar da Tabua, a cargo dos nutricionistas da Câmara Municipal da Ribeira Brava, para alertar os mais novos para a necessidade e importância de reduzir o desperdício alimentar dentro e fora de casa.


Orlando Fiqueli e Diogo Fernandes explicam que estas sessões levadas a cabo em várias entidades do concelho, têm como objetivo principal capacitar as crianças e jovens com informações adequadas para a tomada de decisões corretas. A palestra de ontem foi destinada a crianças e jovens, entre os 6 e os 17 anos, e focou, sobretudo, as formas de combater o desperdício alimentar, com conselhos e exemplos de práticas mais sustentáveis.


A redução do desperdício alimentar pode e deve começar em casa através de atitudes simples e eficientes. Os nutricionistas alertam para os cuidados básicos que podemos implementar no nosso dia-a-dia que passam por reaproveitar e reutilizar as sobras; diminuir a porção no prato; utilizar produtos com menos impacto ambiental; utilizar o congelador para prolongar a vida dos alimentos; substituir o plástico pelo vidro e fazer uma escolha correta no supermercado, evitando trazer para casa produtos já estragados ou em fins de vida.


A diminuição do desperdício alimentar está cada vez mais presente nas preocupações da sociedade e tem-se manifestado de várias formas. Em Portugal, foi criada a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar que tem como missão ‘promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar’, envolvendo organismos governamentais e autárquicos e de solidariedade social.


|Fonte: JM Madeira, 8 de Abril 2022

2 views