Quer saber como reduzir o desperdício e ter um dia a dia mais sustentável?

Tornar o mundo mais sustentável está ao alcance de qualquer pessoa, defende Eunice Maia, fundadora da mercearia Maria Granel. No VISÃO Fest, fará minicursos rápidos onde ensinará pequenos gestos diários para uma vida com menos desperdício


Visão




Como ser mais sustentável, poupar recursos, ajudar o ambiente e ainda poupar? Eunice Maia vai explicar tudo no workshop que dará no VISÃO Fest, que decorre este fim de semana no Planetário, em Lisboa.


Sete anos depois de ter iniciado uma pequena revolução, Eunice Maia, 41 anos, lembra o “papel pioneiro, educativo e pedagógico” da Maria Granel, que começou como uma ideia de negócio do marido, mas, rapidamente, se tornou uma missão de vida. Assume que o projeto inspirou a sua “transição ecológica”, e procura, agora, através do programa Z(h)ERO, influenciar outros a mudar de atitude. É para isso que trabalha junto da comunidade, de empresas e escolas, procurando implementar hábitos mais sustentáveis. Pelo meio, contagiam-se as famílias a agir. “A partir do momento em que alguém está disponível para pensar nos resíduos, quer reduzir, está a atuar também na forma como consome”, defende. “Pode parecer menor, mas com pequenos gestos de redução, todos somos heróis.”


A Maria Granel abriu em 2015, no bairro de Alvalade, em Lisboa. Nesta mercearia biológica, cada cliente serve-se apenas da quantidade pretendida, e sem plástico envolvido, permitindo “um consumo mais planificado, mais adaptado às necessidades reais e efetivas das famílias”. Cada pessoa é incentivada a levar os seus sacos e recipientes de casa. Com esta reutilização, evitam-se as embalagens descartáveis, previne-se a produção de resíduos e reduz-se o desperdício. “Essa é a nossa principal métrica de impacto, e acontece graças a um pequeno gesto de mudança”, reforça Eunice.


Sem deixar de abordar as questões climáticas, Eunice Maia afasta a visão catastrofista, pois, acredita que “o importante é, sobretudo, mostrar às pessoas os caminhos, as opções, as diferentes alternativas, que podem introduzir mudanças por vontade própria”. Será neste âmbito que, no VISÃO Fest, irá ensinar gestos práticos do dia a dia para que todos possam contribuir para a solução de vários problemas, como o desperdício alimentar, a questão da água ou o excesso de consumo.


Será um encontro informal, no qual os participantes vão poder aprender, e fazer perguntas também, sobre como começar a reduzir o desperdício e a reutilizar em todas as divisões da casa.


O VISÃO Fest decorre neste fim de semana, dias 22 e 23, no Planetário de Lisboa, com entrada livre. Os minicursos são de participação gratuita. Inscrições no local da iniciativa.


VISÃO FEST 2022: VISÃO DO AMANHÃ


Palestras, conversas, performances, workshops e atividades. Espaço Júnior para os mais novos


Data: 22 e 23 de outubro

Local: Planetário de Marinha, em Lisboa

Horário: Das 10h às 19h

Bilhetes: Entrada livre, limitada à capacidade das salas

Workshops: Entrada livre, inscrição no próprio dia, no espaço do evento


|Fonte: Visão 19 Outubro 2022

12 views