top of page

Quer ajudar a alimentar três mil milhões de pessoas (sem gastar dinheiro)?

O desperdício alimentar representa 1,3 mil milhões de alimentos desperdiçados por ano que, se aproveitados, poderiam alimentar três mil milhões de pessoas. Uma realidade que esteve na base da criação em Portugal do Movimento Unidos Contra o Desperdício (MUCD) que lança uma plataforma digital que agrega toda a informação útil e relevante e pretende ser o site de referência em Portugal na luta contra o desperdício alimentar.


26 Abril 2021 Human Resources



A nova plataforma digital tem uma área de notícias, dados estatísticos actualizados, informação desenvolvida sobre a temática por entidades nacionais e internacionais. Tem ainda uma área dedicada às boas práticas para evitar o desperdício alimentar, que disponibiliza dicas e desafios que pretendem ajudar a compreender como é possível contribuir para a redução do desperdício de alimentos.


Para Francisco Mello e Castro, do Movimento Unidos Contra o Desperdício, «o novo site vem apoiar, de forma mais sólida, o Movimento na chamada de atenção e consciencialização para uma indispensável mudança de atitudes e comportamentos. A informação disponibilizada pretende impactar todos os intervenientes, apelando, através de diferentes conteúdos, a um maior sentido de responsabilidade coletiva em torno do desperdício alimentar, que sendo um absurdo económico, implica o desperdício de recursos e tem impactos a nível social e ambiental».


Instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”, o Movimento Unidos Contra o Desperdício nasceu a 29 de Setembro de 2020, fruto do envolvimento de 10 entidades fundadoras de diversos sectores que se uniram.


O seu objectivo é chamar a atenção, consciencializar e mudar atitudes, ao longo de toda a cadeia, impactando todos os intervenientes: os que produzem, os que fabricam, os que transformam, os que embalam, os que transportam, os que consomem, os que descartam os resíduos.




12 views

Comments


bottom of page